Kwon Do-hyung, mais conhecido por Do Kwon, é o fundador da Terraform Labs. Esta empresa está por trás do algoritmo utilizado pela criptomoeda LUNA que, em maio deste ano, perdeu 99,9% do seu valor e, deste modo, contribuiu para uma queda estrondosa das criptomoedas. O sul-coreano, nascido em Seul, está, neste momento, a ser investigado pelo governo da Coreia do Sul e é procurado pela Interpol.
Há uma semana atrás, as autoridades sul-coreanas acusaram Do Kwon de violar as leis financeiras do seu país, alegando potencial fraude e evasão fiscal. Assim, emitiram um mandado de prisão e recorreram à ajuda da Interpol para tentar localizar o seu paradeiro. No entanto, o sul-coreano encontra-se desaparecido, apesar de, através da rede social Twitter, alegar que não se encontra foragido e que está totalmente disposto a cooperar com as autoridades.
Os próximos tempos serão cruciais para Do Kwon, sendo que a Interpol já lançou um “aviso vermelho”. Esta medida leva a que todas as entidades policiais globais que saibam do paradeiro deste fugitivo, tenham autoridade para localizá-lo e prendê-lo até que este seja repatriado para a Coreia do Sul onde será julgado.
Autor: Francisco Gaspar

Francisco Gaspar, 20 anos frequenta o 2ºano da licenciatura em Economia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Frequentou a AESE Summer School em 2021. É Coordenador do pelouro de Pedagogia no Núcleo de Estudantes de Economia da FEUC e membro da Júnior Empresa de Estudantes da FEUC (JEEFEUC), tendo sido Project Manager do evento “The Trading Game 2022”