A Ford anunciou na passada sexta-feira dia 10 de março de 2023, o despedimento de 1100 colaboradores em Espanha, justificando esta decisão com a reorganização da sua produção na Europa.
Fábrica da Ford em Valência
Sabe-se que a redução de postos de trabalho em Espanha deverá afetar especialmente a fábrica da Ford na cidade de Valência, a qual conta atualmente com 5800 colaboradores e onde deixarão de ser produzidos dois modelos de carros da marca a partir do mês de abril.
Trabalhar de maneira construtiva
A empresa anunciou que irá trabalhar de uma forma construtiva e em conjunto com os sindicatos com o intuito de minimizar o impacto desta decisão nos empregados, nas suas famílias e na comunidade local. A Ford Espanha explica esta decisão referindo que está a ser realizada uma reestruturação das operações do grupo na Europa.
3800 postos de trabalho na Europa
A 14 de fevereiro de 2023, a Ford já havia anunciado o corte de 3800 postos de trabalho na Europa, o equivalente a 11% da sua mão-de-obra nesta região, como elemento principal do plano de transição para começar a fabricar somente veículos elétricos.
2030
A partir de 2030, a Ford tem como objetivo vender apenas carros elétricos na Europa, deixando de comercializar furgonetas com motor de combustão até 2035.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.