De acordo com a notícia avançada pelo Financial Times, a Ford prepara-se para despedir 3.800 trabalhadores na Europa nos próximos dois anos. Os despedimentos irão ocorrer na sua grande maioria na área de desenvolvimento do produto, afetando assim, designers, engenheiros e testers.
Dedicação total à produção de carros elétricos
A Ford tem vindo a reduzir o seu número de funcionários na Europa com o objetivo de cortar despesa e consequentemente, tentar regressar aos lucros. A fabricante de automóveis já terminou a produção do Ford Fiesta e do Ford Focus, de modo a conseguir direcionar todos os seus esforços e recursos produtivos para a produção de carros elétricos.
Um dos grandes objetivos da empresa é que em 2030 apenas sejam vendidos carros elétricos.
34.000 funcionários na Europa
Atualmente, a força de trabalho da Ford na Europa é constituída por 34.000 funcionários, sendo que desse número, 3.8000 ficarão sem emprego nos próximos meses. A nível geográfico está previsto que os despedimentos se apresentem divididos da seguinte forma: 2.300 trabalhadores alemães; 1.300 trabalhadores no Reino Unido; e 200 trabalhadores noutros territórios não especificados. De salientar que os cortes previstos na força de trabalho da Ford na Europa, constituem 40% da equipa de desenvolvimento de produto nessa região.
Verão de 2022
De ressalvar que no verão de 2022, a Ford já tinha realizado despedimentos na área de desenvolvimento do produto nos Estados Unidos da América, no Canadá e na Índia.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.