O construtor automóvel norte-americano Ford Motor Company, anunciou na passada segunda-feira, dia 23 de janeiro de 2023, que vai eliminar um total de 3.200 empregos na Alemanha. A redução destes empregos irá ocorrer essencialmente nas áreas administrativa e de design.
Receios de deslocalização na indústria automóvel na Europa
O anúncio da eliminação de 3.200 empregos na Alemanha por parte da Ford Motor Company, surge na sequência do aumento dos receios de deslocalização na indústria automóvel na Europa, após Joe Biden, presidente norte-americano ter anunciado a implementação de amplas subvenções que beneficiam em larga escala os veículos produzidos nos Estados Unidos da América.
Todas as instalações na Alemanha
Segundo o porta-voz do IG Metall, o referido corte de empregos por parte da Ford Motor Company irá afetar de forma mais concreta a produção em Colónia, contudo sabe-se que todas as instalações na Alemanha estão em risco. De salientar que o IG Metall constitui o maior sindicato metalúrgico do mundo.
Unidade de Colónia
O corte de empregos a ter lugar na unidade da Ford Motor Company em Colónia deverá envolver o departamento de desenvolvimento de produtos, sendo previsível que 2.500 dos 3.800 funcionários da unidade deixem a empresa. O IG Metall adianta também que cerca de 20% dos empregos administrativos no país em unidades da Ford Motor Company estão ameaçados.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.