As últimas semanas de mercado foram marcadas por algumas perdas nos maiores índices que, ainda assim, conseguiram recuperar nos últimos dias. Isto aconteceu devido à rápida subida das bond yields (rendimento das obrigações) que levaram bastantes investidores a dirigir as atenções dos seus portfólios para as obrigações, abdicando, dessa forma, de algumas ações. Com tudo isto, poderá este final do trimestre criar volatilidade nos mercados?
O relatório do desemprego de Março e o plano de infraestruturas da Casa Branca, que serão revelados esta semana, poderão ser fatores que criem alguma volatilidade nos mercados. Espera-se uma descida nos números do desemprego de 6,2% para 6%, segundo estimativa da Dow Jones. Já o plano de infraestruturas lançado pelo Presidente Joe Biden deve rondar entre os 3 e 4 biliões de dólares.
Nesta última semana registou-se um aumento na maioria das ações dado que a treasury yield a 10 anos registou uma diminuição de 1,75% para 1,67%, tendência que se espera que continue nas próximas semanas.
Ainda assim, o sentimento de incerteza ainda se encontra muito presente na maioria dos investidores. A rápida recuperação económica que se tem vindo a registar, com o impulso do estímulo do governo norte-americano, irá beneficiar algumas empresas mais do que outras e setores como energia, materiais, indústria e empresas de baixa capitalização de mercado irão obter muito melhores resultados derivados desta recuperação.
Autor: Pedro Alves | Fonte: CNBC