Fim da linha para a app StayAway Covid

A aplicação StayAway Covid anunciou, no seu site próprio, a interrupção deste serviço criado nos primórdios da pandemia, ao fim de mais de dois anos de utilização. 

A aplicação foi criada para que pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus, SARS-CoV-2, pudessem usar um código para activar o envio de um alerta anónimo aos aparelhos móveis com que estiveram em contacto próximo e assim evitar exposições de maior risco.

Segundo o site dedicado a esta utilidade, “Apesar de ainda não ter sido declarado o fim da pandemia, a positiva evolução do padrão epidemiológico da doença em Portugal justifica a interrupção da operação do sistema Stayaway Covid”.

É acrescentado que a “aplicação e os seus servidores de suporte deixarão de estar disponíveis, pelo que sugerimos a desinstalação da app”, é referido. No mesmo texto, é ainda feito o agradecimento “a todos que, aderindo à rede de rastreio digital de contactos, contribuíram para o combate à proliferação do vírus.”

Terá sido esta aplicação uma “medida” bem sucedida” por parte do Governo?

A aplicação lançada em agosto de 2020, ainda antes de surgirem as vacinas contra o SARS-CoV-2, contou com números impressionantes no que toca a impressões e downloads, uma vez que o Governo de António Costa contribuiu para este feito, afirmando que a aplicação era um “dever cívico” para travar a pandemia enquanto não surgissem vacinas.

Contudo, dois meses depois de a app ter sido lançada, entre dois milhões de downloads e mais de 38 mil doentes identificados, apenas 730 códigos tinham sido emitidos. Uma das grandes barreiras era a obtenção do código para ativar o sistema de alerta, que alguns profissionais de saúde tinham dificuldade em encontrar.

Um ano após o seu lançamento, muitos foram os portugueses que já não tinham instalada a app para Android e IOS, sendo apenas cerca de 20% os portugueses com a StayAway Covid ativa.

Agora, com 93% da população com a vacinação completa, a mensagem no site do sistema agradece a “todos que, aderindo à rede de rastreio digital de contactos, contribuíram para combater a proliferação do vírus”.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img