A Apple apresentou na passada quinta-feira, dia 02 de fevereiro de 2023, os resultados referentes ao seu primeiro trimestre, os quais revelaram uma diminuição da faturação e do lucro, impulsionada pela redução das vendas dos iPhones.
Faturação de 117,154 mil milhões de euros
No último trimestre de 2022, o qual corresponde ao primeiro trimestre do exercício de 2023 da Apple, esta apresentou uma faturação na ordem dos 117,154 mil milhões de euros e um lucro de 29,998 mil milhões de euros, o que representa uma redução de 13% face aos valores registados no mesmo período do ano anterior.
Diminuição da faturação pela primeira vez desde 2019
O trimestre de faturação em questão constituiu o primeiro desde 2019 em que a Apple apresentou uma diminuição da faturação. O período em questão é extremamente importante para a empresa, uma vez que corresponde à época de festas de fim de ano. Além dos constrangimentos económicos generalizados, a Apple foi também afetada pela perda de força do dólar e pelos problemas na produção dos seus aparelhos tecnológicos na China.
Apple não segue o caminho dos “gigantes tecnológicos”
Ao contrário dos seus colegas “gigantes tecnológicos”, a Apple não procedeu ao anúncio de despedimentos em larga escala, já que o seu grupo de colaboradores cresceu a um ritmo menor quando comparado com os seus concorrentes de mercado.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.