Exportações a crescer mais que as importações

As exportações de bens em Portugal começaram o ano a crescer mais que as importações, com um crescimento homólogo de 14,5%, que contrasta com o crescimento de 10,3% das importações. 

Portugal começou o ano com as exportações de bens a registarem um aumento superior ao das importações. Em conformidade com o Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados no passado dia 13, observa-se que as exportações registaram uma subida de 14,5% face a janeiro do ano passado. Por outra via, as importações cresceram 10,3% face ao período homólogo.

Desta forma, pelo terceiro mês consecutivo, em janeiro, as exportações registaram um aumento superior às importações, refletindo, também, uma desaceleração nos preços. Na sequência desta disparidade nos crescimentos, o défice da balança comercial melhorou em 27 milhões de euros face a janeiro de 2022, passando para os 1.963 milhões de euros.

Analisando as exportações, verifica-se que “todas as categorias económicas” se viram crescer, com destaque para a exportação de máquinas e de outros bens de capital, que se viu aumentar 27,6%. 

Em particular, as exportações de componentes automóveis registaram um aumento de 16,6% face a janeiro homólogo, atingido o montante dos 1.000 milhões de euros, conforme revelou a Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA), na passada segunda-feira.

Nas exportações de componentes automóveis por país, a Espanha continua a ser o cliente premium dos componentes fabricados em território nacional, atingindo os 306 milhões de euros em janeiro, mais 8,4% do que em janeiro de 2022.

Já nas importações, a maior subida foi registada pelo material de transporte (+40,5%), na sua maioria provenientes “de Espanha e da Alemanha“. Por outro lado, as importações de fornecimentos industriais caíram 3,9%, com destaque sobretudo para “metais comuns provenientes de vários países Extra-UE”, citando o INE.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img