Tenho de ter muito dinheiro para poder investir?

Não é preciso ter muito dinheiro para poder investir. Existe um conjunto de despesas que, sim, é preciso ter em conta quando se investe, principalmente nos mercados financeiros.

As despesas podem ser relativas a cada movimento (ex: compra e venda) ou à detenção dos investimentos (ex: comissão de manutenção de conta e comissão de guarda de títulos). Embora este conjunto de custos seja muitas vezes ignorado quando se planifica os investimentos, este pode ser a diferença entre ganhar ou perder dinheiro.

Está comprovado que existem inúmeras estratégias de investimento nos mercados financeiros que não são implementadas porque os custos envolvidos na implementação são superiores aos seus ganhos.

Significa isto que só quem tem muito dinheiro pode investir? Não! Nos últimos anos, o acesso aos mercados financeiros tem sido facilitado a um espectro cada vez maior de pessoas.

Cada vez existem mais soluções “low cost” para investir. As Fintechs vieram democratizar o acesso aos mercados financeiros. A grande maioria opera apenas de forma online, o que lhes permite reduzir significativamente os custos de operações e traduzir isso num menor custo para os investidores. Algumas destas empresas têm até listas de Ações e/ou ETFs de transação gratuita.

Assim, pequenas poupanças podem ser investidas de forma lucrativa nos mercados financeiros. Resultando numa maior igualdade entre os grandes e os pequenos investidores.

Lembre-se, existe uma grande diferença entre investir e apostar. 

Não coloque as suas poupanças nos mercados financeiros apenas porque toda a gente diz que é importante ou que se ganha muito dinheiro. Informe-se e planeie a sua estratégia. Antes de qualquer decisão tem de estar confortável com as suas escolhas, com as probabilidades de perda e com o valor potencial dessas perdas.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Artigos Relacionados

Exit mobile version