fbpx

Evergrande vende participação em plataforma de streaming

⏱️ Tempo estimado de leitura: 2 minutos

China Evergrande Group (3333.HK) está a vender toda a sua participação na empresa de serviços de streaming HengTen Network Group (0136.HK) por 242,5 milhões de euros, como tentativa de amortizar as dificuldades de liquidez com que se tem vindo a deparar.

A saga Evergrande ganha, assim, mais um capítulo na sua já longa história. Desde o início do abrandamento do setor imobiliário chinês, em meados de outubro, que a gigante asiática tem vindo a mostrar-se incapaz de saldar as suas dívidas

No passado dia 18 deste mês, depois de já ter fugido ao default no último instante, foi anunciada a venda de toda a participação na maior plataforma de streaming chinesa. Desta forma, a venda foi executada com um desconto, ou seja, abaixo do seu valor de mercado à Allied Resources Investment Holdings Ltd e o acordo estipulava a venda de 1,66 mil milhões de ações a 1,28 de dólares de Hong Kong por ação. Um desconto de 24% em relação ao seu preço de fecho do dia anterior. Contudo, sucedeu-se uma perda de 8,5 mil milhões de dólares de Hong Kong, segundo o relatório da empresa. Foi, também, referido que 20% do acordo vai ser pago em cerca de 5 dias úteis, enquanto o restante será saldado nos próximos dois meses.

No entanto, a S&P Global Ratings afirmou num relatório que um futuro incumprimento ainda é “altamente provável”. “A empresa perdeu a capacidade de vender propriedades, o que significa que o seu principal modelo de negócio está, efetivamente, descontinuado. Posto isto, o pagamento total das dívidas torna-se improvável, afirmou no relatório.

Portanto, março e abril do próximo ano serão os próximos testes à liquidez da empresa, com a maturação de obrigações a totalizar 3,5 mil milhões de dólares. 

As ações da Evergrande fecharam em baixo 5,7% na quinta passada, enquanto a HengTen, que transmite e produz programas de cinema e televisão e tem sido descrita como a Netflix chinesa, subiu 24,9% na mesma sessão. 

A par disto, é também importante referir a data de 6 de dezembro. Depois de um pagamento falhado de 82,5 milhões de dólares, no passado dia 6 de novembro, o mercado procura saber se a empresa vai cumprir as suas obrigações uma vez cumprido o grace day, período adicional (30 dias) em que o pagamento pode ser realizado sem penalização. 

Outros imobiliários chineses procuram também intensificar os esforços de financiamento através da venda de ações, uma vez que a liquidez no mercado de obrigações offshore diminuiu devido a receios de contágio pelos problemas da Evergrande. As vendas de propriedades e as novas construções continuam a cair.

Autor: Francisco Sá

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias
bitcoinBitcoin
$ 47,478.00
$ 47,478.00
16%
ethereumEthereum
$ 3,941.09
$ 3,941.09
13.57%
binance-coinBinance Coin
$ 540.31
$ 540.31
12.71%
xrpXRP
$ 0.782373
$ 0.782373
19.78%
cardanoCardano
$ 1.36
$ 1.36
17.74%

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img