Europa entra em Alerta com fugas no Nord Stream!

No passado dia 26 de setembro foi detetada uma fuga no Nord Stream 2. Um dia depois, a Autoridade Marítima da Suécia dá conta que o Nord Stream 1, tem, não apenas uma, mas duas fugas.

Os locais das fugas são em dois sítios distintos mas relativamente próximos um do outro. As fugas do Nord Stream 1 na zona económica sueca e a fuga do Nord Stream 2, na zona económica da Dinamarca.

Estas fugas de gás aconteceram depois de ter sido sentida uma explosão submarina detetada ao largo de uma ilha dinamarquesa no báltico. Os sismógrafos registaram atividade sendo que esta pode ter causa na tal explosão.

Após este anúncio e já com investigações a serem efetuadas, vozes e acusações diversas têm se levantado a defenderem possíveis cenários, um deles a possivel sabotagem por parte da Rússia. Após uma conversa ao telefone, a presidente da Comissão Europeia e a primeira-ministra da Dinamarca, Von der Leyen e Mette Frederiksen, respetivamente, traçaram que inicialmente é necessário esperar pelas investigações em curso para ter a certeza dos eventos e dos motivos que levaram a tais fugas. Von der Leyen prometeu, ainda, uma resposta firme e o mais forte possível, caso tenha sido uma interrupção voluntária à infraestrutura energética europeia. Já Mette Frederiksen, assegura  que: “A avaliação clara das autoridades é que é um ato intencional e não um acidente”, ainda que nenhuma das governantes europeias tenha acusado diretamente alguém pelo sucedido. A par delas, NATO, Estados Unidos, Alemanha e a Rússia também não acusaram ninguém.

O Kremlin vai mais longe e diz mesmo que houve sabotagem e que é preciso atenção uma vez que é a “segurança energética de todo o continente”, afirmou o porta-voz do Kremlin. Dmitri Peskov diz que esta não é uma situação favorável à Rússia uma vez que “o gás está caro”.

O primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, afirma, sem nenhuma prova do mesmo que foi sabotagem ligando o sucedido à escalada da situação na Ucrânia.

A Ucrânia diz que as fugas são resultado de um “ataque terrorista planificado” pela Rússia contra europeus.

O jornal alemão Der Spigel, citando fontes anónimas, adianta que os serviços secretos americanos, CIA, tinham deixado o aviso à Alemanha para as possíveis fugas.

No campo das acusações, Radoslaw Sikorski, ex-ministro dos negócios estrangeiros, e atual deputado do PPE- partido onde se inclui o PSD- acusou, numa publicação no Twitter, os Estado Unidos da América como culpados da situação.

Autor: Samuel Silva

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img