EUA anuncia investimento de milhões em hidroenergia

O Departamento de Energia dos Estados Unidos da América anunciou um investimento na ordem dos 27 milhões de dólares em fundos federais para pesquisa e desenvolvimento de projetos relacionados com a energia das ondas. Trata-se então de um esforço para encorajar a inovação num setor com uma pegada ambiental bastante inferior àquela criada pelos restantes tipos de energias renováveis: “Com a hidroenergia temos oportunidade de adicionar mais energia renovável à rede e, desta forma, fazê-la chegar mais facilmente a comunidades de difícil acesso.” – Jennifer M. Granholm, Secretária da Energia dos EUA.

Os projetos selecionados serão desenvolvidos na PacWave South Facility, em Oregon. Prevê-se que este edifício, cuja construção foi iniciada no mês passado, esteja finalizado já no ano de 2023. Relativamente à alocação dos fundos, planeia-se que 15 milhões de dólares sejam utilizados para o teste de tecnologia conversora de hidroenergia, 7 milhões de dólares para a pesquisa e desenvolvimento de hidroenergia, e os restantes 5 milhões de dólares para o desenvolvimento dos designs dos conversores da PacWave.

Este investimento surge após a análise das percentagens de eletricidade gerada em 2020 através do gás natural e carvão, que são, respectivamente, de 40,3% e 19,3%. Por outro lado, as energias renováveis apenas tomam uma percentagem de cerca de 19,8%, ainda aquém daquilo que seria esperado tendo em conta o objetivo de utilizar cada vez menos combustíveis fósseis a médio/longo prazo.

Apesar do reconhecido potencial envolvido na exploração da energia dos oceanos, ainda se espera que exista um longo caminho a percorrer até que esta atinja os valores associados às energias solar e eólica, não só nos EUA, mas também na Europa. Segundo dados da Ocean Energy Europe, no ano passado, apenas 260 kW da capacidade da energia das marés e 200 kW da capacidade da energia das ondas foram instalados na Europa, enquanto que, segundo a WindEurope, só no ano de 2020, foram instalados cerca de 14,7 gigawatts de energia eólica.

Autor: César Dias Fernandes

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img