Na nona edição de um estudo realizado pelo IKEA, foi revelada aquela que é a preocupação de 85% dos portugueses nas suas casas.
“A Vida em Casa 2022” é a nona edição de um estudo realizado pelo IKEA sobre o modo como os portugueses vivem em casa e procura perceber as preocupações das famílias em Portugal.
Para esta nona edição do estudo, o IKEA contactou com mais de 37 mil pessoas de 37 países diferentes (incluindo Portugal), para que conseguissem perceber o que era necessário para se ter na casa das famílias.
Em comunicado, a empresa holandesa informa que os portugueses vivem preocupados com questões socioeconómicas e ambientais do país, comparativamente com a média dos 37 países analisados.
Em Portugal, 67% das pessoas consideram que a casa reflete a sua identidade. Estas pessoas têm, também, o dobro da probabilidade de a considerarem como uma fonte de bem-estar mental.
Contudo, este número cai para 56% entre os jovens, o que significa que estes têm mais dificuldade em se rever nas suas próprias casas.
Relativamente às preocupações, a inflação é um tema que se mostra muito presente no estudo feito. A economia lidera o pódio das preocupações da vida em casa dos portugueses (85%), seguindo-se as alterações climáticas e as finanças domésticas.
Das pessoas que participaram no estudo, uma em cada 10 revelam que o aumento do custo de vida poderá vir a afetar momentos importantes nas suas vidas, como casar ou ter filhos.
Para além disto, o estudo revelou que “as três principais frustrações em casa estão relacionadas com a desarrumação (34%), realizar tarefas domésticas (30%) e não ter um espaço no exterior (27%)”.
Com o aumento das despesas, cerca de um quinto da população inquirida (24%) mostra-se preocupada com a segurança no seu emprego.

Sérgio Garcez, 20 anos, natural de Viana do Castelo. Atualmente frequenta o 3.º ano da licenciatura em Gestão na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). Dado o seu interesse pela área financeira e o seu gosto pela escrita, ingressou na MeuCapital em março de 2022, com o objetivo de promover a literacia financeira em Portugal.