Está a pensar em comprar casa? Saiba que em Portugal comprar habitação equivale a 11,4 anos de salários

Estudo da OCDE concluiu que em Portugal são necessários 11,4 anos de rendimento médio para comprar uma casa de 100m2. O país não é caso único: o preço médio das habitações na OCDE aumentou 13% entre finais de 2019 e de 2021. Os mais afetados pelo fenómeno são os jovens e famílias com poucos rendimentos disponíveis.

Relatório “Tributação da habitação nos países da OCDE” aponta velocidades diferentes quando comparamos a evolução entre o rendimento líquido das famílias e o crescimento dos preços das habitações. Estes “subiram mais rapidamente do que a inflação e os rendimentos nas últimas décadas e, embora a redução das taxas de juro tenha reduzido os custos das hipotecas, amorteceu apenas parcialmente o impacto dos preços mais altos das casas“, revela a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.

Recentemente, o INE divulgou que o aumento dos preços da habitação no primeiro trimestre de 2022 fixou-se nos 12,9%, o valor mais expressivo desde 2010. Contudo, em 2000 já era difícil adquirir casa em Portugal. Eram necessários, na altura, 11,3 anos de rendimento médio disponível, números muito idênticos aos atuais. 

No que toca ao conjunto dos países em estudo, os dados são bastante dispersos, e vão desde os 4,1 anos de salários para se comprar casa nos EUA até aos valores da Nova Zelândia, onde é necessário o equivalente a 18,7 anos de rendimentos médios para aquisição de um imóvel de habitação. Portugal aparece acima do meio da tabela, a par da Suécia. Dos Estados em análise, apenas Estónia, Eslováquia e Hungria mantiveram os valores do ano de 2000.

A OCDE esclarece que, a partir da década de 90, “houve uma aceleração significativa no crescimento dos preços da habitação (…), apenas brevemente interrompida por um declínio temporário dos preços da habitação após a crise financeira global”. Em 2020, com a pandemia, as cotações subiram ainda mais, contribuindo para uma crescente divisão económica entre as famílias.Em 2021, um barómetro estimou que, a nível nacional, dos portugueses que recorriam a financiamento bancário para comprar casa, o valor médio gasto na compra de habitação era de 138 mil euros. Desses, cerca de 60% só acabariam por pagar o empréstimo ao banco entre os 71 e os 80 anos de idade. Outra das conclusões foi que “em média, os portugueses esperam até aos 37 anos para pedir crédito à habitação”.

Gráfico 1

Número de anos de rendimento médio para comprar um apartamento de 60m2 numa capital ou centro financeiro para um casal de classe média com 2 crianças – países da OCDE (Fonte: OCDE)

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img