De acordo com os dados referidos pelo jornal Cinco Dias, Espanha terminou o ano de 2022 o nível de desemprego mais baixo desde 2007, perfazendo um total de 2,84 milhões de pessoas desempregadas, menos 268 mil pessoas comparativamente com o ano anterior.
Mercado de trabalho com comportamento melhor do que o esperado
Apesar de toda a conjuntura a nível internacional, marcada pela turbulência da guerra na Ucrânia e pela inflação, o mercado de trabalho em Espanha ostentou um comportamento melhor do que o esperado.
Número de contratos sem termo aumentaram
Relativamente à tipologia de vínculos laborais, é de relevo salientar que o número de contratos sem termo assinados foi objeto de um aumento na ordem dos cinco milhões. Já os contratos a prazo, os quais foram limitados na reforma laboral levada a cabo há sensivelmente um ano, caíram em 11 milhões. De salientar que todos estes dados foram avançados pelo governo espanhol.
Setores onde foram gerados mais empregos
Tendo como base uma análise setorial à criação de emprego em Espanha, é possível verificar que em 2022, o setor produtivo que gerou mais emprego foi o da informação e telecomunicações, o qual aumentou a sua força de trabalho em 9,3%. Em segundo lugar apresenta-se o setor das atividades recreativas e de lazer, com um aumento de 8,2%, e, por fim, o setor da hotelaria, o qual continua a recuperar da pandemia.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.