O Governo espanhol e a banca chegaram a um consenso para ajudar as famílias mais frágeis no que respeita ao crédito à habitação. Segundo as informações veiculadas no jornal Cinco Días, de entre as medidas previstas estão a renegociação dos créditos, albergando taxas de juro mais baixas durante um determinado espaço temporal. De ressalvar que este acordo deverá auxiliar cerca de um milhão de famílias em Espanha.
Rendimentos abaixo de 25.200 euros anuais
A medida tomada pelo governo espanhol e pela banca está vocacionada para famílias com rendimentos abaixo de 25.200 euros anuais, as quais direcionam mais de 50% do rendimento mensal para o pagamento da prestação do crédito à habitação. As famílias que não cumpram o critério referente aos 50% do rendimento mensal direcionado para o pagamento da prestação, também poderão usufruir do presente acordo, contudo o mesmo terá uma menor taxa de juro durante o período de carência.
Medidas graduais para as famílias de classe média
Além da medida acima apresentada, este acordo inclui ainda medidas para as famílias de classe média, com o intuito de que estas se adaptem de uma forma mais célere à subida das taxas de juro. Neste segmento estão incluídas as famílias com rendimentos de até 29.400 euros por ano e com um crédito formalizado até 31 de dezembro de 2022. Outro dos requisitos neste campo, assenta no peso da prestação da casa nos rendimentos que tem de ser de mais de 30%.
Possibilidade de congelamento da prestação durante 12 meses
Outro dos elementos acordados entre o governo espanhol e a banca prende-se com o dever dos bancos de oferecerem a todos os clientes que se integrem nos requisitos supra apresentados as seguintes vantagens: a possibilidade de congelamento da prestação durante 12 meses; uma menor taxa de juro; e, a extensão do prazo do empréstimo por um período que pode ir até aos sete anos.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.