Espanha aponta um aumento dos preços em 178 produtos

O centro de defesa do consumidor em Espanha, realizou em estudo tendo por base mais de mil produtos em oito cadeias de supermercados, concluindo que um em cada cinco alimentos tiveram um aumento de preço. 

Mil e vinte alimentos analisados

O estudo realizado teve lugar nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2023, concluindo-se que em 178 alimentos o preço havia aumentado comparativamente com o preço de dia 30 de dezembro de 2022. Através de uma análise por categorias concluiu-se que as frutas e os legumes foram a categoria mais atingida pela inflação, seguindo-se a dos produtos lácteos e a dos óleos. 

Hipercor

A cadeia de supermercados na qual existiu uma subida de preços em mais produtos foi na Hipercor, onde um total de 53 produtos viram os seus preços a subir. De seguida, surge a cadeia de supermercados Carrefour, a qual aumentou os preços de 44 produtos num universo de 174 objeto de análise. Já o Lidl, registou apenas 9 produtos com subidas de preço, numa esfera de 63 produtos analisados. 

Por outro lado, é de relevo destacar as cadeias de supermercados, Alcampo e Mercadona, nas quais foi possível verificar uma subida de preços a menos produtos. 

Redução do IVA

De relembrar que o Governo espanhol autorizou em dezembro de 2022, uma redução do IVA de forma a combater a inflação experienciada no cabaz de compras. O decreto lei aprovado neste âmbito, proíbe ainda o aumento das margens de lucro das empresas na cadeia de produção, distribuição ou consumo, durante um período de pelo menos quatro meses.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img