Fonte da imagem: Euronews
A empresa de tecnologia sueca Ericsson anunciou na passada segunda-feira, dia 20 de fevereiro de 2023, que irá despedir cerca de 1.400 colaboradores na Suécia.
Plano da empresa para reduzir os seus custos
Esta medida, que será levada a cabo pela Ericsson, tem origem no plano da empresa para reduzir os seus custos, esperando que até ao final de 2023, a empresa de tecnologia consiga reduzir os seus custos em 880 milhões de dólares. A ambicionada redução de custos vem no seguimento de uma diminuição da procura em alguns mercados, como é o caso da América do Norte. É de relevo destacar que não está colocada de parte a possibilidade de a empresa proceder a mais cortes na sua força de trabalho noutros países.
Tantos despedimentos só em 2017
Analisando os dados disponíveis em termos temporais, a última vez que a Ericsson levou a cabo uma quantidade tão considerável de despedimentos foi em 2017, quando a empresa de tecnologia decidiu dispensar milhares de colaboradores, com o objetivo de se focar com maior exatidão em impulsionar a empresa de volta aos períodos lucrativos.
Negociações com os sindicatos de trabalhadores
A Ericsson já está há alguns meses em negociações com os sindicatos dos trabalhadores, de modo a conseguirem encontrar a metodologia mais justa para lidar com um número tão elevado de despedimentos.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.