Endesa garante não aumentar os preços de energia residencial.

Os preços dos bens energéticos têm registado uma tendência crescente mesmo antes da ocorrência entre a Rússia e a Ucrânia. Porém, com o surgimento da guerra, os preços da eletricidade e gás natural têm aumentado mensalmente sendo que, segundo a Endesa, os preços irão continuar a aumentar até ao final do ano, uma vez que não existe qualquer tipo de previsão quanto ao cessar fogo por parte dos russos.

Nuno Ribeiro da Silva, Presidente da Endesa Portugal,numa entrevista ao Jornal de Negócios/Antena 1, defendeu que o mecanismo que serve de travão ibérico aos preços do gás para a produção de eletricidade “vai ter de ser pago”, porque “a Europa não tem, nem de perto nem de longe, autoprodução suficiente”. Na mesma entrevista o gestor ainda citou que a ordem de grandeza do aumento dos preços poderá ser “qualquer coisa na ordem dos 40%, ou mais, relativamente ao pagamento do mês anterior”. Estas declarações causaram grande impacto e insatisfação nos clientes Endesa e dessa forma, a empresa achou por bem enviar um comunicado formal demonstrando que os preços da eletricidade irão cumprir com os contratos residenciais existentes até ao final do corrente ano.

“Vimos por este meio informar que a Endesa não irá aumentar os preços de eletricidade do mercado residencial até ao final do ano e garantir-lhe que as condições do seu contrato irão manter-se, tal como indicamos no momento da sua contratação”, diz a Endesa Portugal na curta mensagem que chegou aos clientes por correio eletrónico.

Na sequência destas declarações o Governo reagiu dizendo que Nuno Ribeiro da Silva estava a ser “alarmista” e o primeiro-ministro, António Costa, mandatou inclusivamente o secretário de Estado da Energia, João Galamba, para “validar” as faturas emitidas pela empresa energética a organismos do Estado, uma vez que o Estado não acredita numa subida tão acentuada dos preços da eletricidade.

Como a Endesa, a EDP também já garantiu que não irá alterar os preços da eletricidade tal como enunciado na realização dos contratos residenciais.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img