Empréstimos habitação com taxas euribor negativas até 2026

Comprar uma casa vai passar a ser menos dispendioso, segundo o Banco Central Europeu. Foi com o auxílio de diversos especialistas da área que o BCE, entidade de referência a nível bancário, constatou que as chamadas Taxas Euribor se manterão negativas até 2026. 

Euribor foi um termo que surgiu no início dos anos 2000 e que é referente ao nome “Euro InterBank Offered Rate”. Atualmente, não são só as pessoas em nome individual e as empresas que pedem dinheiro aos bancos. As próprias instituições bancárias circulam dinheiro entre si e essas transações, naturalmente, envolvem taxas que se encontram dentro do conjunto denominado Euribor (Taxas com nomes distintos e com prazos que podem ir de uma semana a 1 ano).

Como é habitual, estas “Euribor” são o cálculo médio das taxas aplicadas por um largo conjunto de instituições bancárias, neste caso, espalhados um pouco por todo o território Europeu. 

De acordo com Filipe Garcia, economista da IMF, os valores apresentados não deixam margem para dúvidas e a tendência de descida é clara sendo que não é expectável que se verifiquem taxas positivas no prazo de 6 anos. O mesmo menciona ainda “a título de referência, a curva de futuros da Euribor a três meses, que cota até 2026, mostra taxas negativas e os ‘Interest Rate Swaps’ vs. Euribor a três meses estão negativos até à maturidade de 17 anos”.

Esta é toda uma realidade que deriva de uma situação pandêmica difícil de contornar e que obrigará o BCE a suportar as dívidas dos estados Europeus, o que alimenta ainda mais a necessidade de uma política ultra expansionista.

Esta tendência de descida das taxas euribor terá um impacto direto nas prestações pagas pelas famílias portuguesas referentes às suas casas, uma vez que os bancos terão de ver as suas margens de lucro cair em função da queda dos valores das respetivas taxas.

Autor: André Moreira | Fonte

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Artigos Relacionados

Exit mobile version