Para 2023, as empresas portuguesas perspetivam um aumento nas exportações de 1,1% face aos valores registados em 2022. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, o crescimento das exportações estará intimamente relacionado com as trocas comerciais para o interior da União Europeia.
Incerteza quanto à evolução dos preços
O Instituto Nacional de Estatística considera que a realização de previsões relativamente às exportações constitui um elemento de extrema dificuldade, uma vez que existe um elevado grau de incerteza generalizada quanto à evolução dos preços. Em termos numéricos, perspetiva-se um aumento dos envios para o interior da União Europeia de 1,7%, enquanto que os envios para fora do espaço comunitário irão ser objeto de uma descida de 0,3%.
Categorias de bens
Tendo como base uma segmentação de categorias de bens, é possível verificar que a maior subida nas exportações terá lugar nas máquinas e outros bens de capital e respetivos acessórios, situando-se nos 8,2%. Já a única descida terá lugar nos fornecimentos industriais não especificados.
Previsão de descida
O Instituto Nacional de Estatística aponta que os casos onde se prevê a descida nas exportações, devem-se à previsão de contração na procura e de paragens programadas ou mesmo à descontinuidade de linhas de produção, como resposta quer às condições de mercado, quer a interrupções nas cadeias de valor global e consequentes aumentos nos custos dos fatores de produção.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.