Empresas de A-Z: Merck & Co

A Merck & Co Inc. ($MRK) é uma empresa norte-americana que fabrica produtos farmacêuticos. Estes dividem-se em dois segmentos de negócio: o segmento farmacêutico e o segmento de saúde animal. 

No segmento farmacêutico, a Merck produz medicamentos e vacinas para o tratamento de doenças humanas, tais como doenças infecciosas, Ébola, cancro, entre outras. Os produtos têm uma função tanto terapêutica como de prevenção das doenças, que são geralmente vendidos ao público sob prescrição. A empresa vende os seus medicamentos a retalhistas especializados, hospitais, agências governamentais e farmácias. 

O segmento de saúde animal produz também medicamentos para o controlo de doenças em animais de estimação e gado, bem como dispositivos de localização e identificação de animais. Estes produtos são maioritariamente vendidos a veterinários, distribuidores e produtores animais.

Este tipo de atividade exige grandes investimentos em investigação de novos medicamentos. Só em 2020, a Merck investiu cerca de 13,6 mil milhões de dólares com o objetivo de se manter destacada como líder no seu mercado. A empresa emprega atualmente cerca de 74 mil trabalhadores e tem uma avaliação de mercado de 208 mil milhões de dólares.

A Merck também se dedica a apresentar e cumprir objetivos ESG bastante ambiciosos. Segundo o seu mais recente relatório ESG, a empresa irá tentar atingir a neutralidade carbónica e utilizar apenas energias renováveis nas suas operações até 2025, promover a igualdade ao acesso à saúde por parte da população com baixos rendimentos, tanto nos EUA como noutros países onde atua, tentando chegar a 30 milhões de pessoas nessas condições, e ainda aumentar a representação feminina e de minorias étnicas ou raciais em altos cargos da empresa.

História da empresa

A Merck & Co foi fundada a 1 de Janeiro de 1891 por George Merck, na altura com apenas 23 anos. A empresa fazia a distribuição de químicos na cidade de Nova Iorque e arredores. George Merck provinha de uma família de banqueiros e industriais de origem alemã, com uma longa história de empreendedorismo. Além disso, é a família responsável pela fundação da empresa de farmacêuticos mais antiga do mundo, a Merck Group, fundada em 1668 por um ascendente de George na Alemanha.

A Merck & Co continuou na família através do filho de George, George W. Merck, e foi ele que criou o primeiro laboratório de investigação da empresa, em 1933, em New Jersey. Em 1936, nesse mesmo laboratório, foi isolada pela primeira vez a vitamina B1. Esta descoberta permitiu à Merck apresentar novos produtos e facilitar o acesso da população dos EUA à suplementação da vitamina. 

Nos anos de 1940, a empresa financiou a investigação de medicamentos para a cura da tuberculose, detendo a sua patente. Quando foi provada a eficácia do novo medicamento, a Merck imediatamente rescindiu dos seus direitos de patente para que o seu acesso fosse global e mais facilitado. Mais tarde, a Merck foi também responsável pela comercialização de cortisona, sendo a primeira empresa no mundo a fazê-lo. 

Vários marcos importantes na ciência e tecnologia foram alcançados pela empresa até aos dias de hoje, tendo na sua cultura de empresa a famosa frase proferida por George W. Merck: “We try to remember that medicine is for the people. It is not for the profits.” (“Nós tentamo-nos lembrar que a Medicina é para as pessoas. Não para os lucros.”)  

Atual CEO

O atual CEO da Merck & Co é Robert M. Davis. Robert é graduado em direito pela Northwestern University School of Law e graduado em finanças pela Universidade de Miami. Obteve também um M.B.A. pela Kellogg Graduate School of Management da Universidade de Northwestern. Trabalhou para a empresa Baxter International ($BAX) tendo sido CFO da mesma. Em 2014, juntou-se à Merck & Co também como CFO, onde se destacou com um ótimo desempenho, que o levou a ser nomeado CEO em Abril de 2021.

Identificação do Moat

A Merck & Co insere-se num mercado competitivo, juntamente com grandes empresas como a Johnson & Johnson ($JNJ), a Pfizer ($PFE) ou a AbbVie ($ABBV). São apenas um exemplo, tendo havido várias novas empresas a destacarem-se nos últimos tempos devido à pandemia de Covid-19 e, por isso, ainda não é clara uma vantagem competitiva significativa, ou “Moat”. 

Para se estudar melhor a existência de um “Moat”, deve-se fazer a análise da taxa de crescimento de alguns parâmetros contabilísticos, tal como explicado na publicação “Como conseguir identificar um forte “Moat” numa empresa”. A tabela seguinte mostra a taxa de crescimento destes parâmetros nos últimos 10 anos e resultam da análise dos relatórios “10-K” acessíveis através do website Quick fs.

Fazendo a média para os últimos 10 e 3 anos:

Como se pode verificar, poucos parâmetros cumprem os 10% nos últimos 10 anos. Nos últimos 3 anos, os parâmetros já se encontram mais próximos, ou superiores, a 10% com a exceção da Equity, que permaneceu negativa. Este é o parâmetro mais preocupante, podendo indicar um declínio da empresa. 

Cálculo do valor intrínseco

Para calcular o valor intrínseco será seguida a explicação da publicação “Como calcular o valor intrínseco de uma empresa?”. Através do website Yahoo Finance, podemos obter o valor atual dos EPS, que corresponde a 2,83 dólares. A taxa de crescimento futura dos EPS está normalmente relacionada com a taxa de crescimento passada da Equity, calculada anteriormente. Como este valor é negativo para os últimos 10 anos, deve-se comparar com as estimativas dos analistas para perceber se esta taxa de crescimento negativa se verifica.

Pelo website Yahoo Finance, pode-se verificar que as estimativas dos analistas correspondem a um crescimento de 15% nos próximos 5 anos. Será assumida então uma taxa de crescimento intermédia mais conservadora, neste caso 10%. O valor do rácio Price to Earnings – PE é, habitualmente, de cerca do dobro desta taxa de crescimento, pelo que assumimos que o rácio será de 20 (=10 x 2). Com um retorno mínimo aceitável de 15%, podemos avançar para o cálculo do valor intrínseco. A estimativa da evolução dos EPS ao longo dos próximos 10 anos está representada na seguinte tabela:

Multiplicando o valor final de 6,67 dólares pelo valor do PE de 20 e fazendo o desconto anual de 15%, obtemos um valor intrínseco de aproximadamente 33 dólares. Sabendo que o preço por ação da Merck & Co ronda os 80 dólares, podemos afirmar que, à luz das estimativas apresentadas, as ações da empresa encontram-se sobrevalorizadas.

É de notar que todos os cálculos se baseiam em estimativas de futuro pelo que irão depender da visão e compreensão de cada investidor da empresa em questão. De qualquer forma, para investir é necessário fazer pesquisas mais aprofundadas para que se perceba realmente o negócio em causa, os pontos fortes e fracos de cada empresa. Sem essa pesquisa, as probabilidades de um mau investimento aumentam.

Autor: André Azevedo

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img