fbpx

Empresas de A-Z: Harley-Davidson

⏱️ Tempo estimado de leitura: 5 minutos

A Harley-Davidson ($HOG) é uma das empresas mais famosas do mundo na produção de motociclos e acessórios para motards. A qualidade e designs inovadores das motas Harley-Davidson tornaram-se na semente de uma cultura alternativa ou “Lifestyle” para amantes de adrenalina. Apesar de serem mais famosas as motas de tipo cruiser  ou Touring,  a empresa também se dedica às motas desportivas (Sport) e até a elétricas, apesar de apenas disponíveis nos EUA. Mesmo sendo uma empresa que produz atualmente maioritariamente motociclos de combustão interna, a Harley-Davidson tem objetivos de melhorar a sua pegada carbónica. No seu relatório de sustentabilidade, a empresa compromete-se a desenvolver os motociclos elétricos, com a sua primeira marca LiveWire já no mercado norte-americano, a melhorar a eficiência energética em novos modelos de motociclos de combustão interna, tendo atualmente um recorde de 18,79 km/L (Quilómetros por Litro de combustível) e querendo aumentar esse número para 21,26 km/L até 2027, e ainda em termos de produção de resíduos, focando cada vez mais em materiais recicláveis nos seus produtos e fábricas.

Tudo começou em 1903, quando William Harley e Arthur Davidson se juntaram numa pequena cabana em Milwaukee, no estado norte-americano de Wisconsin, para construir uma mota. Logo após terminarem a primeira moto, começaram a segunda com tecnologia mais moderna. Com essa moto, participaram numa corrida local e ganharam reputação suficiente para produzir o primeiro modelo comercial em 1905, a Harley-Davidson Model No.1. A primeira fábrica da empresa foi aberta em 1906 também em Milwaukee, produzindo 50 motos por ano. Durante as duas Guerras Mundiais, a Harley-Davidson produziu um grande número de motos para o exército norte-americano, pelo que conseguiu expandir as suas operações mais rapidamente. A empresa não parou de crescer e conta hoje com cerca de 5150 empregados a tempo inteiro e uma avaliação de mercado de 5,7 mil milhões de dólares.

O atual CEO da Harley-Davidson é Jochen Zeitz.  Nascido em Mannheim, na Alemanha, Zeitz formou-se em Marketing e Finanças Internacionais, pela European Business School. Começou a sua carreira na Colgate-Palmolive ($CL) antes de passar para a PUMA, empresa de artigos de desporto, onde foi nomeado CEO em 1993. Zeitz liderou a PUMA desde uma situação de quase “bancarrota” até à ascensão da marca com uma das mais conceituadas do mercado. A empresa foi depois comprada em 2012 pela Kering ($KER.PA), detentora da marca Gucci, e Zeitz continuou como diretor da empresa até 2016. A sua relação com a Harley-Davidson já existia desde 2007, quando integrou a mesa de diretores da empresa e em março de 2020 foi nomeado CEO.

Identificação do “Moat”

A Harley-Davidson compete no mercado com empresas como a Honda Motor ($HMC), a Yamaha Motor ($YAMHF), a Ducati ou a BMW ($BAMXF), entre outras. São muitas as empresas que produzem motociclos, mas a Harley-Davidson destaca-se como um veículo de luxo, com uma história e cultura muito enraizadas nos EUA e no mundo dos motard. Esse é um bom indício de uma vantagem competitiva, ou “Moat”. No entanto, deve-se verificar a taxa de crescimento de alguns parâmetros contabilísticos que podem ajudar a confirmar a existência de um forte “Moat”, seguindo os passos da publicação “Como conseguir identificar um forte Moat numa empresa”. Na tabela seguinte estão representadas as taxas de crescimento em percentagem de alguns parâmetros contabilísticos importantes:

Estes valores resultam da análise de relatórios “10-K” da empresa acessíveis pelo website Quick fs. Fazendo a média para os últimos 10 e 3 anos, fica:

Sendo que o ideal seria ter uma taxa de crescimento de 10% ou superior, pode-se verificar que isso não acontece exceto para os Earnings Per Share – EPS nos últimos 10 anos. Isto poderá significar que o “Moat” que se esperava encontrar não é assim tão forte e que a empresa poderá estar num ligeiro declínio de crescimento.

Cálculo do valor intrínseco

Para o cálculo do valor intrínseco da empresa irá ser seguida a publicação “Como calcular o valor intrínseco de uma empresa”. Pelo website Yahoo Finance podemos saber o valor atual dos Earnings Per Share – EPS, que corresponde a 3,17 dólares. A taxa de crescimento dos EPS está relacionada com a taxa de crescimento da Equity calculada anteriormente, ou seja, 6,75%. No entanto, a previsão dos analistas presente no Yahoo Finance aponta para um crescimento de cerca de 40%. Talvez esta previsão seja muito otimista e por esse motivo foi escolhida uma taxa de crescimento intermédia, 10%. Sendo por regra geral o valor do rácio Price to Earnings – PE cerca do dobro da taxa de crescimento dos EPS, temos um PE futuro estimado de 20 (10 x 2). Com um retorno anual aceitável de 15% já se pode fazer o cálculo. Na tabela seguinte está representada a evolução estimada dos EPS nos próximos 10 anos, segundo uma taxa de crescimento de 10%:

Multiplicando o valor final de 7,47 dólares pela estimativa futura de PE e fazendo o desconto anual de 15%, o valor intrínseco das ações da Harley-Davidson será de aproximadamente 37,50 dólares. Sabendo que o preço atual das ações ronda os 37 dólares, pode-se dizer que, segundo estas estimativas, o preço atual é um preço justo.

No entanto, é preciso ter em conta que todos estes cálculos se baseiam em estimativas. Dependendo de cada pessoa, as estimativas poderão ser mais ou menos otimistas, pelo que da mesma forma o preço atual pode ser considerado muito baixo ou elevado. As estimativas apresentadas são apenas sugestões.

De qualquer forma, para investir, é preciso sempre fazer uma pesquisa mais profunda, verificar se a empresa se enquadra no seu perfil de investidor e se, de facto, entende o negócio da empresa. Caso alguma destas condições falhe, maiores serão os riscos de um mau investimento.

Autor: André Azevedo

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias
bitcoinBitcoin
$ 47,417.00
$ 47,417.00
16.91%
ethereumEthereum
$ 3,925.88
$ 3,925.88
14.4%
binance-coinBinance Coin
$ 537.15
$ 537.15
13.87%
xrpXRP
$ 0.784189
$ 0.784189
19.78%
cardanoCardano
$ 1.36
$ 1.36
18.14%

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img