Empresas de A-Z: Garmin

A Garmin ($GRMN) é uma empresa sediada na Suíça, mas cotada na bolsa de valores norte-americana NASDAQ, com mais de 30 anos de atividade. Produz e vende dispositivos eletrónicos, com, entre outras, a funcionalidade principal de Global Positioning System (GPS), para praticantes de todos os tipos de desportos, desde ciclismo e corrida até desportos mais radicais como mergulho.

Apresenta uma grande variedade de acessórios no seu website, como relógios smartwatch  resistentes à água e com funcionalidades de GPS, ou conta-quilómetros para  bicicletas também com funcionalidades de GPS, tudo envolvido num ecossistema digital próprio com aplicações desenvolvidas pela Garmin. Para além dos acessórios para treino desportivo, a empresa fornece dispositivos com a tecnologia de GPS para automóveis, barcos e aviões. 

No seu relatório “10-K” de 2021, acessível através do website Quick fs, a Garmin afirma ter vendido mais de 235 milhões de produtos desde o seu início, incluindo 15 milhões de produtos apenas no ano fiscal de 2020. Atualmente, está avaliada em quase 30 mil milhões de dólares.   

A Garmin insere-se num mercado relativamente pequeno, uma vez que não existem muitas empresas especializadas em serviços de GPS. Exemplos de empresas concorrentes são a Magellan ou a TomTom ($TOM2.AS). No entanto, é preciso ter em conta que existem várias empresas cujos negócios secundários podem constituir uma concorrência à Garmin.

Empresas como a Alphabet Inc. ($GOOGL), com o seu serviço de GPS Google Maps, ou a Apple Inc. ($AAPL), com os seus dispositivos eletrónicos como smartwatches. Apesar destas gigantes mundiais não se dedicarem em exclusivo aos serviços de GPS, podem tirar espaço à Garmin no seu mercado.

O atual CEO da Garmin é o Dr. Min Kao. O empresário de 72 anos co-fundou a Garmin, em outubro de 1989, em conjunto com Gary Burrell. Licenciado em engenharia elétrica na Universidade Nacional de Taiwan, e prosseguindo os seus estudos com mestrado e doutoramento na mesma área pela Universidade do Tennessee, Min Kao esteve envolvido em investigações, em colaboração com a NASA e o exército dos EUA, durante os seus tempos de estudo. 

Trabalhou como analista de sistemas para a empresa Teledyne Systems ($TDY), desenvolvendo sistemas de controlo de fogos e navegação por rádio. Serviu também como engenheiro líder de grupo para as empresas King Radio Corporation e AlliedSignal, onde continuou a desenvolver a tecnologia de GPS. 

Só após estas experiências, o Dr. Min Kao avançou para a fundação da Garmin, tendo desenhado e desenvolvido os primeiros produtos que ainda hoje são a base dos produtos comercializados pela empresa.

Identificação do “Moat”

Como já foi referido anteriormente, a Garmin não tem muitas empresas que sejam concorrência direta dentro do seu mercado. No entanto, não se exclui a presença das gigantes Google e Apple, cujas áreas de negócio são de tal forma amplas que abrangem vários mercados diferentes, incluindo parte do mercado onde a Garmin se insere.
De qualquer forma, as probabilidades de se encontrarem fortes “Moats”, ou vantagens competitivas, são altas. Contudo, deve-se analisar a taxa de crescimento de alguns parâmetros contabilísticos importantes. Nesta tabela, estão apresentadas, em percentagem, as taxas de crescimento de 5 parâmetros contabilísticos, seguindo a publicação “Como conseguir identificar um forte Moat numa empresa”.

Estes valores resultam de uma análise de relatórios “10-K” acessíveis através do website Quick fs ou sec.gov. Fazendo a média para os últimos 10 e 3 anos, ficamos com a tabela seguinte:

Como se pode observar, os valores nos últimos 10 anos não estão todos acima dos 10%, que é o valor mínimo ideal para se poder confirmar algum tipo de “Moat”, mas, ainda assim, são positivos. No caso da média dos últimos 3 anos, já são valores muito bons, pelo que é muito provável que a Garmin apresente algum tipo de “Moat”.

Cálculo do valor intrínseco

Para calcular o valor intrínseco da Garmin, será seguido o mesmo método explicado na publicação “Como calcular o valor intrínseco de uma empresa”. Pelo website Yahoo finance, podemos obter o valor dos Earnings Per Share (EPS) atuais, que neste caso são de 6,15 dólares. 

A taxa de crescimento futura dos EPS é normalmente semelhante à taxa de crescimento da Equity, calculada anteriormente. Assumindo uma posição otimista e que o crescimento da Equity para os próximos 10 anos será semelhante à dos últimos 3 anos, podemos definir que a taxa de crescimento futura dos EPS será cerca de 12%. 

O valor do rácio Price to Earnings – PE é, historicamente, muito próximo do dobro da taxa de crescimento da Equity, pelo que, neste caso, podemos assumir que o PE futuro será cerca de 24 (12×2). Com um retorno anual mínimo aceitável de 15%, já se pode calcular o valor intrínseco. 

A próxima tabela apresenta a evolução dos EPS estimada ao longo dos próximos 10 anos:   

Multiplicando o valor final de 14,50 dólares pelo valor estimado do PE futuro, e fazendo o desconto de 15% anualmente, o valor resultante é o valor intrínseco que corresponde a cerca de 102 dólares. Sendo que o valor das ações da Garmin está a rondar os 150 dólares, podemos dizer que, mesmo numa visão otimista, as ações estão sobrevalorizadas. 

É preciso ter em conta que todos estes cálculos se baseiam em estimativas e, por esse motivo, podem não corresponder ao futuro da Garmin. Existem muitos fatores e variáveis que é impossível prever, tais como fatores macroeconómicos, má gerência da empresa no futuro, entre muitas outras variáveis, que podem alterar o rumo da empresa.

De qualquer forma, para investir, é preciso sempre fazer uma pesquisa mais profunda, verificar se a empresa se enquadra no seu perfil de investidor e se, de facto, entende o negócio da empresa. Caso alguma destas condições falhe, maiores serão os riscos de um mau investimento.

Autor: André Azevedo

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img