Empresas de A-Z: Electronic Arts

A Electronic Arts Inc. ($EA) é uma empresa líder no mercado de entretenimento virtual. É detentora de videojogos muito famosos mundialmente como Battlefield, The Sims, Apex Legends e tem ainda licenças para os jogos FIFA e da saga Star Wars, entre outros videojogos. Pertence a um mercado muito competitivo com empresas como a Activision Blizzard ($ATVI) ou a Take-Two Interactive Software ($TTWO) e já está avaliada com um valor de mercado de 37 mil milhões de dólares. A Electronic Arts foi fundada em 1982 por 3 ex-gestores da Apple ($AAPL): William Murray Hawkins III (mais conhecido como Trip Hawkins), William Bingham Gordon (também conhecido como Bing Gordon) e Tim Mott.

A empresa começou com apenas 11 colaboradores e 5 milhões de dólares angariados de alguns investidores. Apesar de o mercado de videojogos nos anos 80 ter sido muito pequeno, devido principalmente à falta de computadores domésticos, a Electronic Arts foi capaz de se adaptar e crescer rapidamente, fornecendo jogos para consolas Atari, Commodore e ainda para computadores da Apple. Com este crescimento, a empresa teve mais recursos para expandir e, ao contrário de outras empresas focadas na contratação de programadores, a Electronic Arts apostou forte em designers gráficos, o que lhe permitiu diferenciar-se da concorrência. Muito cedo a empresa começou a exportar os seus produtos para o estrangeiro, sendo que logo em 1986 as exportações já correspondiam a 1,5 milhões de dólares dos 30 milhões em receitas anuais. Até hoje o crescimento não parou e a Electronic Arts tomou um lugar importante no mercado mundial de entretenimento digital. Os fundadores deixaram as funções na EA nos anos 90 e início do século XXI.

O atual CEO da Electronic Arts é Andrew Wilson. Nascido na localidade de Geelong em Victoria, Austrália, Andrew tornou-se um jogador de videojogos muito cedo na sua vida, tendo trabalhado para um consórcio de empresas online especializadas na criação de conteúdo e serviços para os media de desportos e entretenimento. Há 15 anos atrás Andrew começou a sua carreira na EA onde liderou, como vice-presidente executivo, as secções da EA Sports, dedicada aos jogos de desportos, e a da Origin, a plataforma online de videojogos da EA. Foi responsável em grande parte pelo crescimento do videojogo FIFA, que é atualmente a referência no mundo do futebol virtual. Sob os três pilares da sua liderança “colocar os jogadores em primeiro, conduzindo uma transformação digital e operando como uma equipa”, em 2013 foi nomeado para o cargo de CEO. 

Identificação do “Moat”

Tal como foi referido anteriormente, a Electronic Arts compete no mesmo mercado de empresas como a Activision Blizzard ($ATVI) ou a Take-Two Interactive Software ($TTWO). No entanto, é preciso contar também com a presença de empresas como a Microsoft ($MSFT) ou a Disney ($DIS) que são empresas muito maiores do que qualquer uma das referidas acima e têm segmentos secundários de negócio relacionados com o setor de entretenimento digital. Por essa razão, não é possível encontrar imediatamente uma vantagem competitiva por parte da EA. Para estudar melhor um possível “Moat”, deve-se analisar alguns parâmetros contabilísticos, como está explicado na publicação “Como conseguir identificar um forte Moat numa empresa”. A próxima tabela mostra taxa de crescimento em percentagem de alguns parâmetros contabilísticos importantes:

Estes valores vêm da análise dos relatórios “10-K” da Electronic Arts, presentes no website Quick fs.

Fazendo a média destes valores para 10 anos e para os últimos 3 anos, ficamos com a seguinte tabela: 

Podemos observar que todos os parâmetros, exceto as receitas, tiveram uma taxa de crescimento superior a 10% nos últimos 10 anos, o que é um bom indicativo de um forte “Moat”. A média dos últimos 3 anos subiu ligeiramente para o ROIC e para a Equity, podendo dever-se aos tempos de pandemia onde o setor do entretenimento digital cresceu. As receitas não mostram o crescimento ideal mas é, ainda assim, positivo.

Cálculo do valor intrínseco

Para calcular o valor intrínseco é necessário estimar a evolução dos Earnings per Share – EPS, tal como explicado na publicação “Como calcular o valor intrínseco de uma empresa”. Através do website Yahoo Finance, podemos saber o valor atual dos EPS da Electronic Arts, correspondendo a 2,33 dólares. A taxa de crescimento futura dos EPS são normalmente semelhantes à taxa de crescimento da Equity, calculadas no passo anterior. Numa visão otimista, poderá estimar-se um crescimento de 20% por ano, à semelhança da média dos últimos 3 anos da taxa de crescimento da Equity. O valor do Price to Earnings – PE futuro também é uma estimativa mas, historicamente, este parâmetro é habitualmente duas vezes superior ao valor da taxa de crescimento dos EPS pelo que iremos considerar o valor de PE de 40 (20 x 2). Com um retorno mínimo aceitável de 15%, já se pode calcular o valor intrínseco. A tabela seguinte mostra a evolução dos EPS estimada para os próximos 10 anos com uma taxa de crescimento de 20%:


Ao valor final de 12,02 dólares, deve-se multiplicar pelo valor futuro estimado do PE e descontar esse valor com os 15% por ano. Assim chega-se a um valor intrínseco de 120 dólares. Sendo que o valor das ações ronda atualmente os 130 dólares, podemos afirmar que, mesmo numa visão otimista e menos conservadora, as ações da Electronic Arts ainda estão ligeiramente sobrevalorizadas. 

No entanto, é importante ter em conta que estes cálculos não passam de estimativas. Cada investidor tem as suas próprias opiniões sobre as empresas e o seu futuro, pelo que pode haver quem discorde destes valores de crescimento e esteja mais otimista. Nesse caso as ações podem estar a um preço justo ou até bastante baixo. O caso contrário também é válido. Novamente, tudo irá depender de cada investidor para avaliar e concordar ou não com os valores sugeridos.

Para investir é preciso sempre fazer uma pesquisa mais profunda, verificar se a empresa se enquadra no seu perfil de investidor e se de facto entende o negócio da empresa. Caso alguma destas condições falhe, maiores serão os riscos de um mau investimento. 

Autor: André Azevedo

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img