Empresas de A-Z: Canadian Solar

⏱️ Tempo estimado de leitura: 5 minutos

A Canadian Solar Inc. ($CSIQ) foi fundada pelo atual presidente e CEO Dr. Shawn Qu em 2001, no Canadá. É uma empresa dedicada à comercialização de produtos solares fotovoltaicos e de soluções energéticas através do desenvolvimento de centrais solares para outras empresas ou particulares. No total, a Canadian Solar é responsável por fornecer 59 GW (Gigawatts) de energia solar aos consumidores, sendo possível alimentar as casas de 14 milhões de famílias em 160 diferentes países com energias verdes e emprega cerca de 14 mil trabalhadores. Ao conjugar todos os serviços inerentes a projetos solares, como o estudo, desenvolvimento, engenharia, construção e manutenção, a Canadian Solar é capaz de tornar os seus projetos mais baratos para os clientes, levando a um maior retorno do investimento. Em 2020, a empresa angariou aproximadamente 500 milhões de dólares através de uma IPO e da emissão de obrigações com o intuito de garantir um financiamento rápido para o aumento da capacidade de produção, tentando chegar ao objetivo autodefinido de gerar mais 16 a 17 GW  até ao final de 2021.

A Canadian Solar aposta também forte na investigação e desenvolvimento de células, módulos e sistemas solares, tendo em sua posse 2 016 patentes autorizadas no final de 2020, departamento que conta com 595 investigadores experientes. Neste setor existem várias empresas fortes concorrentes da Canadian Solar (em muitos casos com valores de mercado superiores) como a Lattice Semiconductor ($LSCC), a Synaptics ($SYNA), a Silicon Laboratories ($SLAB), entre muitas outras empresas.

Shawn Qu nasceu em Pequim, fruto de um casal de dois professores universitários de Matemática. Descreve a sua infância durante as revoluções culturais chinesas dos anos 60 e 70 como uma vida “Materialmente pobre mas espiritualmente rica”, sendo educado a adorar conhecimento. Depois de tirar o mestrado em Física na Universidade de Manitoba, Shawn mudou-se para Toronto em 1987, onde se doutorou em Ciência dos Materiais. Completados os estudos, acabou por trabalhar em projetos de energia solar para a empresa ATS Automation Tooling Systems ($ATA.TO), num programa financiado pelo governo Canadiano para eletrificar algumas zonas rurais chinesas. Foi aí que Shawn se apercebeu da importância da energia solar na qualidade de vida das populações, principalmente do seu país, e avançou em 2001 à criação da Canadian Solar. 

Apesar de Shawn nunca ter pensado que a sua pequena empresa não passasse apenas de uma forma de sustentar as necessidades da sua família enquanto trabalhava com energias renováveis e melhorava a qualidade de vida de outras pessoas, o que é certo é que desde logo a Canadian Solar se envolveu em grandes projetos. O primeiro começou logo com parceria com a Volkswagen ($VWAGY). A sucursal mexicana precisava de dispositivos solares que permitissem as baterias dos carros, que ficariam parados por vezes durante meses em parques de estacionamento à espera de serem vendidos, permanecerem carregadas. Este negócio foi fundamental para impulsionar a empresa para a “vaga” de incentivos governamentais às energias renováveis que se seguiram desde então. Ao fim de 20 anos de atividade, a Canadian Solar tornou-se numa empresa multinacional com um valor de mercado de 2 mil milhões de dólares e ainda em forte crescimento.

Identificação do “Moat”

Como já foi referido anteriormente, a Canadian Solar insere-se num mercado muito competitivo. Existem dezenas de empresas no mesmo mercado e na mesma região pelo que não é fácil destacar-se. No entanto, tendo em conta a sua história e a sua explosão de crescimento em apenas 20 anos de atividade, será seguro afirmar que a Canadian Solar não é uma empresa normal. Para saber se existe, de facto, algum tipo de “Moat”, devemos analisar alguns parâmetros contabilísticos, como explicado na publicação “Como conseguir identificar um forte Moat”. Os seguintes valores das taxas de crescimento dos referidos parâmetros estão apresentados na tabela seguinte, em percentagens:

Fazendo uma média a 10 anos e dos últimos 3 anos fica:

Podemos verificar que o objetivo de uma taxa de crescimento superior a 10% é alcançado nos últimos 10 anos para a Equity, Receitas e Earnings Per Share. O Return on Invested Capital está um pouco mais estagnado mas positivo e no caso do Fluxo de caixa operacional ficou negativo. Este último pode dever-se ao forte investimento no crescimento da empresa, já que a Canadian Solar ainda tem apenas 20 anos de atividade.

(Os valores aqui descritos resultam de uma análise de documentos “20-F” presentes no website da “U.S. Securities and Exchange Commission”)

Cálculo do valor intrínseco

Para o cálculo do valor intrínseco serão seguidos os passos explicados na publicação “Como calcular o valor intrínseco de uma empresa”. Através do Yahoo finance é possível saber o valor dos EPS atual, neste caso, 0.81 dólares. A taxa de crescimento dos EPS será equivalente à taxa de crescimento da Equity já calculada anteriormente, ou seja, 19%. O futuro valor do PE pode ser estimado com a regra simples de ser o dobro da taxa de crescimento da Equity e por isso vamos assumir um PE de 38. Com um retorno anual mínimo de 15% podemos passar ao cálculo da evolução futura dos EPS, representado na seguinte tabela:


Multiplicando o valor dos EPS ao fim de 10 anos (3.88 dólares) pelo valor estimado do PE futuro (38) teremos uma aproximação do preço das ações daqui a 10 anos e fazendo o desconto com os 15% de retorno anuais, resulta num valor intrínseco de 36,82 dólares.

O preço atual das ações da Canadian Solar ronda os 36 dólares, pelo que a margem de segurança é praticamente nula e o preço da ação justo.

Apesar de estes números serem boas indicações para o sucesso de um investimento, é preciso ter em atenção que tudo não passa de estimativas e de previsões de futuro que, naturalmente, poderão estar completamente erradas. Para investir torna-se necessário fazer uma pesquisa mais profunda, verificar se a empresa se enquadra no seu perfil de investidor e se de facto entende o negócio da empresa. Caso alguma destas condições falhe, maiores serão os riscos de um mau investimento.  

Autor: André Azevedo

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Última notícias

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img