Empresa Portuguesa Fusion Fuel conquista projeto de hidrogénio verde nos EUA

A empresa portuguesa Fusion Fuel estabeleceu um acordo com a Electus Energy, uma empresa norte-americana, com o objetivo de desenvolver um projeto de hidrogénio verde na Califórnia. De salientar que o projeto ostenta uma dotação de 175 milhões de euros, bem como, a capacidade de abastecer diariamente mil veículos pesados.

Fusion Fuel

A Fusion Fuel, desenvolveu uma tecnologia de produção de hidrogénio verde, tendo como base a energia solar, o que lhe permitiu conquistar o seu primeiro projeto nos Estados Unidos da América, unindo forças com a empresa norte-americana de produção de energias renováveis, Electus Energy.

Plataforma Nasdaq

De salientar que a empresa portuguesa, Fusion Fuel está cotada na plataforma norte-americana Nasdaq, através de uma holding na Irlanda. O acordo firmado com a Electus tem como objetivo o fornecimento da tecnologia Hevo, a qual consiste num equipamento de eletrólise, que fora previamente concebido para ser unido aos painéis solares desenvolvidos pela Fusion Fuel.

75 megawatts

O projeto conjunto da Electus Energy e da Fusion Fuel aponta a uma capacidade de 75 megawatts, a qual possibilitará a produção anual de 9300 toneladas de hidrogénio verde. De ressalvar que as toneladas acima referidas seriam suficientes para abastecer mil camiões e autocarros por dia.

175 milhões de euros 

A conceção do presente projeto de produção de hidrogénio verde, irá necessitar de um investimento estimado de 175 milhões de euros, estando prevista a decisão final sobre a dotação do mesmo para o início de 2024. O arranque da produção irá decorrer na primeira metade de 2025.

Fusion Fuel em Portugal

Em território nacional, a Fusion Fuel encontra-se a trabalhar em iniciativas para fornecer a sua tecnologia a um leque variado de projetos de hidrogénio verde, inclusive Sines, que é tradicionalmente uma região que concentra um conjunto de ação intimamente relacionadas com o segmento da descarbonização.

 

spot_imgspot_img

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias

Artigos Relacionados

spot_img