Empregadores também se beneficiam ao oferecer férias remuneradas ilimitadas

spot_imgspot_img

Férias remuneradas ilimitadas: o que para os trabalhadores parece um sonho, também oferece benefícios aos empregadores. As companhias com uma abordagem aberta são mais atraentes para os talentos e economizam dinheiro em questões burocráticas e serviços administrativos. 

Pesquisas mostram que, nos EUA, aproximadamente 10% das empresas adotaram planos para oferecer aos seus trabalhadores férias remuneradas ilimitadas. São quatro os principais benefícios para os empregadores, sendo que nenhum deles está relacionado diretamente à licença do funcionário. 

O primeiro está ligado ao recrutamento e seleção. Essa política mais tolerante e flexível acaba por tornar a companhia mais atraente para potenciais funcionários, já que sinaliza uma cultura organizacional mais preocupada com o bem-estar dos colaboradores e mostra confiança que eles farão a coisa certa. Além disso, a implementação dessa política facilita a negociação sobre o tempo de férias no caso de uma nova contratação. É importante apenas que, caso a empresa decida-se por oferecer os dias de férias ilimitados, ao mesmo tempo não desencoraje a licença, já que o funcionário pode acabar por se sentir enganado.

O segundo benefício se relaciona à poupança de custos para o empregador. Se um funcionário do regime tradicional acumula 22 dias de férias por ano e deixa a empresa depois de receber apenas 5 deles, a empresa terá de pagar pelos 17 dias restantes. Ao multiplicar esse valor por muitos funcionários, o valor a ser pago pode ser muito elevado.  Assim, planos de licença ilimitadas evitam esses pagamentos já que as empresas não precisam pagar as licenças que não foram utilizadas. 

A política também gera menos problemas administrativos já que poupam-se recursos de rastreamento do tempo de férias acumulado, o que pode ser um processo bastante burocrático. Embora procedimentos ligados aos dias de férias utilizados por um funcionário já sejam automatizados por muitas empresas, é comum que os colaboradores tenham muitas dúvidas sobre seus dias de licença, o que acaba por consumir recursos. 

A folga remunerada ilimitada também gera liberdade executiva. Essa política já é particularmente comum nas camadas superiores dos organogramas organizacionais e, não é incomum que esses líderes acabem por responder a e-mails e chamadas mesmo nos dias de folga, o que beneficia a empresa. Ao delimitar 20 dias de folga aos trabalhadores, sugere-se que durante esses dias eles não precisam fazer absolutamente nada relacionado ao trabalho, enquanto dar folgas ilimitadas acaba por fazer com que o trabalhador faça check-in ocasionalmente mesmo durante seu período de férias. A liberdade gera também maior responsabilidade. 

Contudo, nem tudo é positivo. A política não funciona com funcionários que possuam tempo de folga ilimitado não remunerado, já que isso pode gerar desigualdade e inconsistência entre os trabalhadores de uma mesma empresa. As folgas remuneradas ilimitadas também não resolvem problemas de esgotamento e burnout de funcionários que não tiram tempo suficiente do escritório. A ideia é que com a licença ilimitada, os funcionários sejam ativos e responsáveis pelo seu próprio tempo e trabalho. 

De acordo com pesquisa recente, trabalhadores com férias ilimitadas acabam a tirar por ano o mesmo que aqueles com férias limitadas: entre 11 a 12 dias. De forma a combater o risco de desequilíbrio entre vida pessoal e profissional, é comum e desejável que as empresas estabeleçam um mínimo obrigatório de duas semanas de folga por ano.

Independente da política específica, é importante que a empresa se mostre preocupada com o bem-estar dos seus trabalhadores e incentive práticas que garantam o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, o que, afinal, gera também maior produtividade. 

spot_imgspot_img

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias
spot_imgspot_img

Artigos Relacionados

spot_img