Empreender com Inteligência Artificial

Doze (12) anos! Tinha apenas 12 anos quando abri o meu primeiro empreendimento.  

Não era revenda de chocolates, nem sumos, nem batatas fritas pois eram proibidos na escola. Na verdade, nem sequer tinha dinheiro para comprar esses produtos para revender. Mas tinha uma coisa que me destacava, as boas notas. Todos me conheciam pelas boas notas. 

No meu sétimo ano acabei por ser colocado na turma com pior rendimento da escola, onde os meus colegas eram mais velhos que eu.  Mesmo sendo mais velhos, ouviam sermões dos professores quando apareciam nas aulas sem os trabalhos feitos. Estava aí a minha oportunidade de negócio: fazer os trabalhos dos meus colegas. 

Começou por correr tão bem.  

Até criei dois postos de trabalho. Trouxe a minha melhor amiga para fazer trabalhos comigo e um outro rapaz para me angariar clientes no campo de futebol da escola, onde o meu público-alvo passava a maior parte do tempo. Corria às mil maravilhas, mas era ilegal e não tardou até o estado (a minha mãe) descobrir o esquema e levar-me a tribunal (tive de lavar a loiça sozinho e prometer que não faria mais aquilo).   

Aí se soubesse o que sei hoje…  

Faria tudo de novo.  

Pegava no Magalhães e trabalhava. (Lembras-te do Magalhães? Aquele computador do estado que tanto furor fez.)  

Isto não é um texto sobre trabalhos da escola, nem tão pouco sobre a parte legal de um negócio. Este texto é sobre pequenas tarefas que podem ser automatizadas com a ajuda da AI. 

Trabalhos de desenho?

Midjourney ou Leonardo AI, ambas dariam uma boa ajuda para fazer imagens originais dignas de uma boa nota a Educação Visual. 

Redações chatas de português?

Writesonic ou Copy.ai são capazes de escrever tudo o que tu podes imaginar, e até aquilo que não és capaz de imaginar! E se não gostares, pedes ao ChatGPT para agir como o Fernando Pessoa e reescrever certas frases. As hipóteses criativas destas ferramentas são inimagináveis (na prática são imagináveis, e contáveis até, mas seria um número tão grande que esgotaria o limite de caracteres deste artigo com ele). 

Apresentação sobre a revolução das alfaces?

Gamma.app ou tome.ai fazem o trabalho com texto relevante e imagens ilustrativas em segundos! Não acreditas? Experimenta por ti mesmo!  

Analisar documentos complexos em PDF?

O ChatPDF permite-te “conversar” com o teu documento, fazendo perguntas em qualquer idioma e obtendo informações que dantes seriam inacessíveis.  

artificial-intelligence-g38919f20e_1280

 

Mais tarde, aos 18 anos, acabei por envergar na área do marketing e criei a minha própria agência onde fazia webdesign.  Arranjava os clientes, subcontratava alguém de confiança para fazer o trabalho, tirava os lucros. Modelo de negócio antigo, mas resulta sempre!  

Aí se fosse hoje… 

Não subcontratava ninguém. 

Pegava no meu substituto moderno do Magalhães e punha a AI a trabalhar para mim.   

Durable.co, Figma … Até mesmo inteligências artificiais generativas como o ChatGPT são capazes de programar um site em HTML.  

“Mas se está tudo tão fácil, não ias ter clientes, toda a gente faria tudo para si mesma com a ajuda da AI” 

O problema? Quem precisa destas ferramentas e destes serviços tem muito mais para fazer.  

Então a AI vem dar uma mãozinha aos profissionais das mais variadas áreas referidas em cima, e fazer com que o trabalho delas seja mais fácil, mais rápido e MAIS COMPLETO.  

E acabo este artigo banal com uma frase de outro mundo, que quero que escrevas num post-it e leias cada vez que estiveres a fazer o teu trabalho:  

A AI não vai substituir profissionais qualificados, mas profissionais qualificados que saibam usar a AI vão substituir os outros. 

E o prompt do dia é: 

“Atua como um CEO experiente e escreva uma tela de Negócios segundo o modelo de Osterwald para o meu negócio, que é  []. As características da minha marca são: [].  

Além dos 10 elementos da tela de negócio, forneça-me 2 pontos fortes da ideia de negócio e dois pontos fracos, seguidos de sugestão de melhoria.” 

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img