Elon Musk perde 100 mil milhões de dólares em 2022

Elon Musk perde 100 mil milhões de dólares desde o início de 2022. Isto deve-se principalmente a três fatores: desaceleração no crescimento económico da China, aumento das taxas de juro, e compra do Twitter. Estes levaram a uma descida de 52% nas ações da Tesla.

Desaceleração no crescimento económico da China

O crescimento económico da China tem sido algo notável, especialmente nos últimos 10 anos. Este crescimento atraiu muito investimento, com empresas como a Tesla ($TSLA) a apostar neste mercado chegando aproximadamente a 18% de market share em 2021.

Só que devido a um ambiente altamente restritivo em relação a COVID-19 e desaceleração na procura de carros da Tesla, este mercado, em tempos promissor, tornou-se algo negativo para os investidores da Tesla. Resultando numa descida da perspetiva de crescimento da empresa neste mercado.

Aumento das taxas de juro

Investidores decidem comprar uma ação tendo em conta o valor atual da mesma. Esse valor atual é calculado fazendo uma estimativa dos fluxos de caixa futuros descontados à taxa de juro. Ou seja, quando há um aumento da taxa de juro este valor atual da ação decresce.

Com a recente inflação alarmante devido ao facto de estar extremamente elevada, a FED decidiu aumentar as taxas de juro (nos EUA). Ou seja, este aumento reverteu-se num decréscimo no valor atual das ações da Tesla estimado pelos investidores.

Compra do Twitter

No dia 27 de outubro de 2022, foi concluído o processo de comprar o Twitter por parte de Elon Musk, no valor de 44 mil milhões de dólares. Após a conclusão deste processo, o empreendedor sul-africano vendeu 4 mil milhões de dólares em ações da Tesla, isto após ter vendido 22 mil milhões de dólares em 2021 e 19 mil milhões de dólares em 2022.

Para além disto, também existe a preocupação e incerteza de parte dos investidores em relação à capacidade de decisão de Elon Musk. Este fator de incerteza e a constante venda de ações de parte do CEO da empresa, influenciou certamente o decréscimo de 52% no valor de mercado da Tesla.

Assim, a desaceleração na procura de carros da Tesla, o aumento das taxas de juro e a compra do Twitter,  culminaram numa perda de 100 mil milhões de dólares para Elon Musk. 

Autor: Francisco Antunes

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img