fbpx

Elevado Custo da Energia: Consequências & Solução

⏱️ Tempo estimado de leitura: 2 minutos

No passado dia 8 de outubro, a AEMinho (Associação Empresarial do Minho) comunicou a sua extrema preocupação com os aumentos do preço da energia, visto que compromete a posição competitiva das empresas portuguesas.

Devido ao aumento do preço da energia, os custos de produção intensificam-se, pois a energia chega a representar “30% a 40% dos custos de produção” neste tecido empresarial. Inclusive, foram relatados casos de empresas que viram os custos com a energia quase a duplicar.

Deste modo, torna-se ainda mais desafiante manter a competitividade no mercado, especialmente no setor industrial e no mercado internacional, mas também existem casos mais severos onde se coloca em causa a viabilidade dos negócios de determinadas empresas, evidenciando-se uma das piores consequências. 

Assim, a AEMinho apela ao Estado para que não “sobrecarregue […] as empresas e a atividade económica”, e ainda revelou estar a elaborar um programa, que agilizará a transição energética e digital, sendo apresentado aos seus associados brevemente. Este programa irá auxiliar os associados, pois através da procura de “soluções reais, práticas e eficientes” poderão tomar as melhores decisões.

Qual seria a solução para os elevados custos da eletricidade?

Os elevados custos da eletricidade derivam dos elevados custos da produção da mesma. Portanto, uma possível solução seria a produção de energia limpa, através de fontes renováveis. No dia 9 de outubro, o Ministro do Ambiente e da Ação Climática – João Fernandes -, esclareceu que as fontes renováveis contribuem, não só para a importantíssima redução das emissões de gases carbónicos, como para a fixação de menores preços.

Porque seria o preço menor? Para além das fontes renováveis assegurarem maior estabilidade dos preços, o custo de produção é “muito mais barato do que o custo de produção de energia recorrendo a combustíveis fósseis”, referiu o Ministro.

A que se deveu o aumento do preço da eletricidade?

Por fim, resta saber que fatores originaram os aumentos do preço da eletricidade, que tem escalado continuamente. O Ministro relaciona o elevado preço da eletricidade (e o preço da produção da mesma) com o aumento do preço do gás e com a dependência que Portugal tem do mercado grossista ibérico MIBEL

Uma estratégia que Portugal pode utilizar para se tornar mais independente é aderir à solução verde da produção de energia limpa, naturalmente, através de fontes renováveis, com especial incidência na energia solar, que traz benefícios, não só para a área empresarial e para o controlo dos preços da eletricidade, como para os fins ambientais e sustentáveis que têm um peso enorme na nossa sociedade.

Autor: João Sarilho

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias
bitcoinBitcoin
$ 60,875.00
$ 60,875.00
3.79%
ethereumEthereum
$ 4,168.46
$ 4,168.46
1.88%
binance-coinBinance Coin
$ 481.00
$ 481.00
1.31%
xrpXRP
$ 1.11
$ 1.11
1.15%
cardanoCardano
$ 2.15
$ 2.15
0.37%

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img