fbpx

El Salvador quer construir a primeira “Cidade Bitcoin” do mundo

⏱️ Tempo estimado de leitura: 2 minutos

El Salvador é atualmente o único país do mundo onde a Bitcoin ($BTC) já pode ser usada como moeda normal de forma legal, tal como o dólar americano.

No entanto, desta vez, o país da América Central vai mais longe e quer erguer uma cidade praticamente sem impostos, em forma de moeda, onde haverá uma central geotérmica para apoiar atividades de mineração de criptomoedas.

A cidade terá áreas residenciais e comerciais, serviços, entretenimento, restaurantes e um aeroporto. Além disso, será construída próxima do vulcão Conchagua, no sudeste de El Salvador.

Nessa cidade, não serão cobrados quaisquer impostos além do IVA, garantiu Nayib Bukele, presidente de El Salvador. “Se queremos que a bitcoin se espalhe pelo mundo, devemos construir algumas Alexandrias, certo?”, disse o chefe de Estado, referindo-se ao antigo governante da Macedónia, Alexandre o Grande, que fundou cidades com o seu nome por todo o mundo.

Apesar da grande adoção por parte do governo, os projetos que envolvem Bitcoin e criptomoedas estão longe de ser consensuais. Em junho, El Salvador aprovou uma lei, tornando-o o primeiro país do mundo a aceitar o bitcoin como moeda legal.

Três meses mais tarde, em setembro, milhares de pessoas saíram às ruas para protestar contra a lei, temendo que a introdução da criptomoeda pudesse levar à instabilidade no país centro-americano.

Para já, o presidente não revelou nenhum cronograma com o processo de construção da cidade, mas adiantou que haverá um ‘título Bitcoin’ de mil milhões de dólares, sendo que metade será para construir a infraestrutura de energia e de mineração, e o resto servirá para comprar mais moedas digitais. Por sua vez, uma parte das receitas geradas vai servir para manter as ruas limpas e organizadas. 

Nayib Bukele, presidente do país, estima ainda que grande parte da infraestrutura pública custará cerca de 300.000 Bitcoins.

Com este projeto, o presidente de El Salvador espera que as Bitcoins ajudem a estimular o crescimento económico, a independência e o investimento do país. No entanto, é fundamental que, para isso, o valor da criptomoeda permaneça alto.

Autor: Henrique Gil

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias
bitcoinBitcoin
$ 47,246.00
$ 47,246.00
16.87%
ethereumEthereum
$ 3,912.86
$ 3,912.86
14.62%
binance-coinBinance Coin
$ 537.17
$ 537.17
13.34%
xrpXRP
$ 0.778374
$ 0.778374
20.05%
cardanoCardano
$ 1.35
$ 1.35
18.81%

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img