fbpx

EDP encerra o primeiro trimestre com prejuízo de 76 milhões de euros

⏱️ Tempo estimado de leitura: 2 minutos

EDP ($EDP.LS) revelou um resultado trimestral negativo de 76 milhões de euros, destoante do resultado do trimestre correspondente do ano passado, que se fechou com lucros de 180 milhões de euros. Trata-se, portanto, homologamente, de uma queda de 256 milhões de euros.

No comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM): “O desempenho financeiro da EDP no primeiro trimestre de 2022 foi fortemente impactado pela seca extrema em Portugal no inverno 2021/2022, o mais seco dos últimos 90 anos, que resultou num défice recorde de produção hídrica da EDP no mercado Ibérico no trimestre de 2,6TWh (terawatts hora) face à média histórica”.

A EDP foi obrigada a recorrer à compra de energia no mercado grossista, num período em que os preços da mesma se encontram historicamente elevados. Esta compra custou à empresa mais de 400 milhões de euros, sendo que o preço médio de eletricidade foi de 229 euros por MWh no trimestre referido. Verificando-se uma subida homóloga de 407%.

As famílias portuguesas não foram afetadas pelo forte aumento do custo de eletricidade já que as elétricas portuguesas vendem a maior parte da sua energia em contratos de valor fixo de um ano.

A EDP refere que é esperado que a perda registada com o défice hídrico seja compensada através do desempenho de outros segmentos de negócio da EDP.

Ainda no 1T22, o segmento de redes de eletricidade apresentou uma subida de 17% (53 milhões de euros) do EBITDA para 362 milhões de euros, onde destacam a subida de 51% do mesmo nas redes de eletricidade no Brasil, causada pelo plano de investimentos nas redes de distribuição e transmissão. Já na atividade de redes de eletricidade Ibérica, o EBITDA subiu 2%, tendo a rede de distribuição de eletricidade registado o melhor indicador histórico de qualidade de serviço (TIEPI) para um primeiro trimestre do ano.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias

Últimas notícias

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img