A OnStrategy, consultora multidisciplinar, publicou um estudo baseado nos resultados financeiros das empresas no ano de 2021 e apresentou as marcas portuguesas mais valiosas.
Segundo a OnStrategy, observa-se uma recuperação do valor das marcas, que tinha sido em muito impactada pela pandemia. Esta melhoria deve-se essencialmente ao aumento do volume de negócios das empresas e a uma melhoria significativa nos resultados financeiros de 2021.
Quando comparado com o mesmo estudo realizado em 2021, com os resultados financeiros de 2020, as 25 empresas mais valiosas cresceram 6.6% entre 2020 e 2021 e 13,5% entre 2020 e 2022. De ressalvar que o cálculo do valor financeiro da marca são tidas em conta as normas da ISO 20671 e da ISO 10668.
De acordo com os dados das 200 empresas que forneceram os seus resultados financeiros, a EDP é a marca mais valiosa em 2022, apresentando um valor financeiro de 2876 milhões de euros. Em segundo encontra-se a GALP (1702 milhões de euros) e, a fechar o pódio, a Jerónimo Martins (1018 milhões de euros).
No TOP10 encontra-se também o Pingo Doce, o Continente, a MEO, o Millennium BCP, a Caixa Geral de Depósitos, a EDP Renováveis, o BPI e a NOS. Relativamente ao Continente esta foi a marca que mais cresceu, revelando um crescimento de 46,7%.
A recuperação até agora presenciada pode vir a sofrer alterações essencialmente devido ao clima de instabilidade e incerteza.
Autora: Sara Santos
Sara Santos, 22 anos, natural de Leiria e Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra frequentando atualmente o Mestrado em Gestão na mesma faculdade. O interesse por temas económicos e financeiros levou a que se juntasse à MeuCapital em abril de 2022 onde é Financial Content Writer.
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