Economia portuguesa com excedente externo recorde

O Banco de Portugal é o banco central da República Portuguesa. É responsável por regular e supervisionar o sistema financeiro português, gerir as reservas internacionais do país bem como implementar políticas monetárias que promovam a estabilidade financeira e o desenvolvimento económico.

Para além de todas estas funções, o Banco de Portugal é responsável por emitir os resultados da economia portuguesa, o que foi o caso.

Segundo os dados divulgados pelo BdP na passada quarta-feira, a economia portuguesa fechou o primeiro mês do ano de 2023 com um excedente externo de 513 milhões de euros, o valor mais alto desde que há registos para este mês.

Este registo foi “o maior valor positivo observado no saldo das balanças corrente e de capital de janeiro em toda a série, disponível desde 1996”, segundo o banco central português. Em janeiro de 2022, o País tinha registado um défice externo de 500 milhões de euros, o que se trata de uma evolução completamente positiva.

Défice da balança de bens e serviços reduziu-se

O défice da balança de bens e serviços reduziu-se em janeiro 561 milhões de euros em relação ao mês homólogo, tendo-se verificado um aumento do excedente da balança de serviços e uma redução do défice da balança de bens.

O “crescimento das exportações, de 854 milhões de euros, superior ao das importações, de 804 milhões de euros” fez com que o défice da balança de bens diminuísse 50 milhões de euros em termos homólogos.

Para além disso, devido às viagens, turismo e serviços de transporte, as exportações e as importações de serviços aumentaram 36% e 25% em relação ao janeiro do ano anterior, respetivamente.

Pelo que o banco central português relata, “As exportações de viagens e turismo totalizaram 1,3 mil milhões de euros, o valor mais elevado da série para um mês de janeiro”.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img