É seguro abrir conta num Banco Online?

Estamos todos habituados a deslocarmo-nos a uma agência bancária cada vez que precisamos de resolver algum assunto no Banco. Independentemente da razão, este processo envolve sempre sair a meio do dia de trabalho, ou na hora de almoço, e passar horas em filas intermináveis onde existem 4 balcões, mas apenas uma pessoa a atender. Para piorar ainda mais a experiência do cliente, à mínima situação, os Bancos tradicionais obrigam-nos a ir pessoalmente a uma agência assinar documentos.

Nos últimos anos têm surgido Bancos cuja actividade se foca maioritariamente online. Podemos abrir uma conta através de uma aplicação de telemóvel de forma simples e rápida. A nossa recém-criada conta bancária fica disponível de imediato, enquanto que os cartões de débito e de crédito são recebidos por correio em poucos dias.

Nestes Bancos Online, os horários de assistência são bastante alargados e as deslocações a agências físicas são evitadas. Já a assinatura de documentos é maioritariamente substituída por botões de confirmação na aplicação de telemóvel.

Toda esta experiência online traz múltiplas vantagens para o cliente em termos de tempo e comodidade. A acrescentar a isso, os custos deste tipo de contas são substancialmente menores já que a maioria são contas totalmente gratuitas, sem comissões de manutenção e sem anuidades de cartões ou taxas de renovação dos mesmos.

Caso esteja a pensar que isto é bom demais para ser verdade, saiba que todos os Bancos europeus, sejam Bancos tradicionais ou online, têm de cumprir as mesmas regras e exigências do Banco Central Europeu (BCE), bem como as do banco central do país onde se encontram registados. Atualmente, obter e manter uma licença bancária para operar na Europa exige um conjunto de processos, análises e requisitos bastante exigentes. Existe ainda uma supervisão bastante apertada por parte das entidades reguladoras. 

Pode consultar no link abaixo, todas as instituições registadas no Banco de Portugal e autorizadas a operar no país: https://www.bportugal.pt/entidades-autorizadas

Autor: José Sismeiro

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img