Dormir mais torna-o num melhor líder

⏱️ Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A ciência explica porque é que dormir mais pode fazer com que seja um melhor líder. Cinco ou seis horas de sono, em noites consecutivas, podem afetar negativamente o seu comportamento, mesmo que não se sinta cansado.

Provavelmente já sabe o quão importante é dormir para a saúde e bem-estar, mesmo para limpar as toxinas que causam o Alzheimer. Mas se é responsável por uma empresa ou se encontra num cargo de gestão e que tem de tomar decisões importantes, então este artigo é para si.

De acordo com pesquisas científicas, temos um rendimento fraco se não dormirmos o suficiente, isto é, pelo menos sete horas, sendo que o ideal são mesmo oito horas e meia.

Muitos empreendedores afirmam que dormir, pelo menos, sete horas é essencial para manter o bom rendimento e o sucesso.

Alguns estudos recentes mostram o porquê desta conclusão, tal o estudo do médico Austin Perlmutter, que explica num artigo no Psychology Today que dormir horas suficientes leva à melhoria da regulação das emoções, melhor atenção, melhor memória e um aumento de criatividade. Adicionalmente, aqui estão alguns exemplos de como a falta de sono pode ter consequências negativas no seu dia a dia:

  1. Falta de Concentração

Uma série de experiências na Washington State University mostrou que os participantes que não obtiveram o descanso suficiente, tiveram um desempenho baixo no teste de vigilância psicomotora, um simples teste de 10 minutos, onde é apenas pedido aos participantes que pressionem um botão sempre que uma luz acende, sendo bastante utilizado em pesquisas relacionadas com a falta de sono. Não surpreendentemente, chegaram à conclusão de que os participantes que dormiram seis horas durante as últimas duas semanas tiveram um desempenho bastante fraco no teste. Portanto, se acha que seis horas de sono chegam, lembre-se deste estudo.

  1. A sua avaliação pode estar errada

Noutra experiência na University of L’Aquila, em Itália, 42 pessoas foram restringidas a dormir  apenas cinco horas por cinco noites. Após este tempo, mostraram 90 imagens destinadas a provocar respostas emocionais, sendo positivas, negativas ou neutras. Os sujeitos viam as imagens negativas como sendo negativas, porém, também começaram a avaliar as imagens positivas e neutras como negativas. Por outro lado, tais avaliações não se verificavam com as pessoas que não tiveram nenhuma restrição nas horas de sono.

Para um líder empresarial, as implicações são evidentes e devem assustá-lo. Se apenas cinco noites podem fazer diferença, imagine o que podem fazer semanas ou meses de descanso insuficiente na habilidade de tomar boas decisões.

  1. Não consegue resolver problemas complexos

Os investigadores têm explorado a associação entre a criatividade e os sonhos. A famosa música dos Beatles, “Yesterday”, foi criada a partir dos sonhos. Sem dúvida alguma que a criatividade é essencial para a resolução de problemas, sendo que a falta de sono afeta negativamente a sua criatividade.

Pode definitivamente prejudicar a sua habilidade em resolver problemas complexos. Investigadores da Lancaster University, apresentaram diversos problemas para resolver, variando na dificuldade, a 63 sujeitos. Como esperado, alguns conseguiram resolver, mas outros não. Foi-lhes dada uma chance para tentar novamente, sendo que as pessoas que tiveram mais horas de sono, obtiveram maior percentagem de sucesso, em comparação com os que dormiram menos horas.

A concentração, a boa avaliação e a capacidade de resolver problemas complexos são necessários no seu trabalho? De certeza que a resposta é sim. Logo, da próxima vez que pensar em dormir menos, devido a algo que tenha de fazer, pare e tenha em consideração as consequências.

Autor: Pedro Vicente

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Última notícias

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img