Fonte da imagem: The Guardian Nigerian
Donald Trump anunciou, na passada terça-feira dia 15-11-2022, a sua pré-candidatura à presidência dos Estados Unidos da América, legado esse que será eleito em 2024.
Pré-candidatura?
Em primeiro lugar, os norte-americanos escolhem os candidatos à Presidência de cada partido. Há vários partidos nos EUA, porém, os dois maioritários e que elegem mais Presidentes são o Democrata e o Republicano.
Para decidir quem representará o partido nas eleições, são feitas eleições prévias (ou primárias) em todos os Estados, para que o povo escolha quem será o candidato de cada partido.
Quem escolhe os candidatos à indicação do partido são os delegados partidários. Cada Estado, então, decide como serão as primárias, abertas, fechadas, livres ou do tipo “cáucus”. Dessa forma, decidem se os votantes devem ser filiados aos partidos, se podem participar das prévias dos dois partidos, e etc.
As prévias começam bem antes das eleições à Presidência e o candidato escolhido é confirmado nas Convenções Partidárias.
O candidato nomeado como candidato a Presidente escolhe quem será o seu vice.
Foco na candidatura
Donald Trump lançou a sua terceira candidatura consecutiva à Casa Branca na noite de terça-feira, uma semana depois de o eleitorado norte-americano ter derrotado, nas eleições para o Congresso, a maioria dos candidatos republicanos que se recusaram a aceitar a vitória de Joe Biden em 2020.
O republicano voltou a usar o slogan de campanhas passadas durante sua fala. “Para fazer a América voltar a ser grande de novo, estou anunciando esta noite minha candidatura para presidente dos Estados Unidos”.
Opinião de Joe Biden?
O Presidente norte-americano, Joe Biden, disse hoje que Donald Trump “falhou aos Estados Unidos”, numa reação ao anúncio da recandidatura do seu antecessor.
Numa breve mensagem na rede social Twitter, publicada a partir da ilha indonésia de Bali, onde Joe Biden se encontra a participar na cimeira do G20, o dirigente norte-americano disse que “Trump falhou aos EUA”.

João Fonte, 20 anos, natural da Póvoa de Varzim. Atualmente frequento o 3º ano da licenciatura em Gestão na FEP e pretendo seguir mestrado em Finanças. Com um gosto particular pela aventura e a descoberta de novos horizontes, estou a realizar mobilidade internacional, através do programa Erasmus +, na School of Economics and Business Ljubjana. Dado o meu interesse pela área financeira, ingressei na Meu Capital em março de 2022. Tem sido uma experiência fantástica, através da qual tenho aprendido a saber gerir melhor o meu tempo e a aprender sempre mais sobre uma das áreas mais interessantes a nível mundial.