A criptomoeda Dogecoin (DOGE-USD$) subiu mais de 27% na semana passada devido a especulações de que o novo CEO do Twitter, Elon Musk, e Vitalik Buterin, da Ethereum, estão a trabalhar em atualizações para esta moeda.
Num tweet da semana passada, David Gokhshtein, fundador da Gokhshtein Media (plataforma que promove a literacia ao nível da Web 3.0), escreveu: “Sinto que todos vemos que há possibilidade de Vitalik e Elon trabalharem juntos para atualizar de alguma forma a Dogecoin”.
Sabendo que o co-fundador da moeda Ethereum faz parte da Dogecoin Foundation e já, por várias vezes, doou à Fundação e para Elon Musk, as probabilidades das conversações entre os dois aumentam consideravelmente.
É de salientar ainda o grau de afinidade que Elon Musk já demonstrou, por variadíssimas vezes, ao protocolo da Dogecoin.
Sabemos também que é necessário um sistema de pagamento no Twitter e Musk teceu comentários sobre o potencial de “talvez” ter dogecoin na plataforma.
Sabendo que o Twitter conta com mais de 396 milhões de utilizadores em todo o mundo, a adoção da moeda daria um enorme passo na sua utilização, caso estas conversações se materializem.
O co-fundador da Ethereum conhece bem o protocolo dogecoin e seria do seu interesse fornecer os recursos para a fundação atualizar o blockchain.
Numa entrevista ao Cointelegraph (fundada em 2013 – Principal recurso de media no mundo das criptomoedas), Martin Hiesboeck, importante diretor da plataforma de negociação de criptomoedas Uphold, disse que adicionar uma carteira cripto ao Twitter pode ser o próximo passo lógico. “Está claro que Musk conduzirá a integração de ativos digitais com a plataforma” – afirmou Martin.
Entretanto, a moeda Dogecoin já é aceite como mercadoria na loja online da Tesla ($TSLA), desde Dezembro de 2021.
Porque é que faria sentido fazer pagamentos no Twitter?
Musk quer fazer da moeda do meme uma opção de pagamento no Twitter, possivelmente para transformar a plataforma numa app parecida ao WeChat, que as pessoas usarão para fazer pagamentos. É interessante relacionar o WeChat com o Twitter, visto que o primeiro é uma rede social interativa, com mensagens e pagamentos desenvolvido na China – e é a maior plataforma de social media do seu país.
Neste clima de incerteza, ao qual se junta a volatilidade de uma criptomoeda, as decisões de Elon Musk apresentam-se praticamente impossíveis de prever e são motivos da escrita de múltiplos artigos.
A MeuCapital estará atenta a mais desenvolvimentos e na possível revolução da app.
Preço da Dogecoin a 30 de Novembro: 0,099 Eur (0,10 dólares)

João Vigário, 21 anos, natural de Lisboa. Licenciado em Gestão e Administração de Empresas na Católica Lisbon of Business and Economics. Apaixonado pela área das finanças, investimentos e análise de empresas. O seu primeiro passo para continuar a incentivar este gosto foi a junção à MeuCapital, onde já escreveu mais de 50 artigos.