Diversidade e inclusão: a chave para um ambiente de trabalho sustentável

As temáticas da diversidade e inclusão têm um papel fundamental no funcionamento da sociedade, tendo sido objeto de um crescimento exponencial no âmbito do mercado de trabalho. Um estudo elaborado pela GoodHabitz, revela que 75% dos colaboradores em Portugal, considera importante trabalhar numa empresa que valoriza a diversidade e a inclusão. Este número torna Portugal no segundo país europeu que mais valoriza esta temática, só ultrapassado pela Dinamarca.

Diversidade e inclusão

Os termos diversidade e inclusão são comumente compreendidos como um só conceito, contudo estes devem ser percecionados como complementares. Na esfera empresarial, o conceito de diversidade está relacionado com a compreensão de um princípio, que tem como desígnio máximo o de entender os valores e cultura de cada indivíduo, transformando-os em pontos de vantagem comuns. Por seu lado, o termo inclusão está vocacionado para o respeito e valorização das características individuais, histórias e experiências de vida.

Ambiente de trabalho inclusivo

Pedro Monteiro, porta-voz da GoodHabitz em Portugal, considera importante os colaboradores sentirem que as organizações empresariais para quem trabalham se estão a esforçar para criar um ambiente de trabalho inclusivo. As empresas podem promover e incentivar a criação de um local de trabalho mais inclusivo, contudo os colaboradores também podem contribuir ao desenvolverem as soft skills certas para coadjuvar a estratégia de Diversidade e Inclusão da empresa. 

Medidas de inclusão positivas

No âmbito do inquérito realizado pela GoodHabitz, cerca de 66% dos participantes afirma que a empresa para a qual prestam serviço laboral está a esforçar-se para tomar medidas de inclusão positivas que possibilitem a criação de um ambiente de trabalho mais sustentável. De salientar que a percentagem nacional excede a média europeia, a qual se situa atualmente nos 61%.

Um em cada 10 inquiridos não discute diferenças culturais com colegas

Apesar de os inquiridos sentirem disponibilidade por parte das entidades patronais para discutirem temas como a diversidade e inclusão no local de trabalho, um em cada dez inquiridos não se sente à vontade para discutir estes temas com os colegas. Cerca de 69% dos trabalhadores sentem que os seus gestores se encontram disponíveis para aceitar pessoas de diferentes culturas e etnias.

[simple-authpr-box]

 

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img