A Disney revelou que irá fechar 20% das suas lojas físicas até ao final do ano e vai a concentrar o seu negócio no comércio eletrónico.
Pelo menos 60 lojas nos EUA e Canadá vão fechar. A empresa justifica a sua decisão com base na mudança dos padrões de consumo da população, pelo que tem um plano de negócio que inclui a ligação da experiência do consumidor nos Disney Parks com as compras online e plataformas de redes sociais. De momento, existem cerca de 300 lojas Disney em todo o mundo.
“Embora o comportamento dos consumidores se tenha alterado quanto às compras online, a pandemia mudou o que os consumidores esperam de um retalhista“, explicou Stephanie Young, presidente do departamento de produtos de consumo e jogos, ao CNBC.
De acordo com o IBM US Retail Index, a pandemia acelerou a transição das lojas físicas para o e-commerce em cerca de cinco anos. As vendas online aumentaram em 32,4% para 791,7 mil milhões de dólares em 2020 e a previsão é que este valor continue a crescer.
Parte das lojas a encerrar estão na Europa
A Disney planeia fechar um quinto das suas lojas físicas, tendo como um dos principais focos o continente europeu. Porém, ainda não forneceu detalhes, como o número de despedimentos e os locais que serão afetados.
É de sublinhar que as lojas em Disney Parks bem como locais de shop-in-shop, como é exemplo a parceria com a Target não serão afetados. Esta parceria em particular parece ter vindo para durar, pelo que o número destas lojas duplicou no ano de 2019.
A empresa revela que tem planos de melhorar o website de vendas ShopDisney, o que fará com que a gama de produtos cresça. As lojas físicas focar-se-ão unicamente em vestuário de criança, brinquedos, peluches e jogos.
As ações da Disney permaneceram inalteradas após o encerramento do mercado na quarta-feira, 3 de março. Desde o início do ano, existe um acréscimo de 6% e, em comparação com os últimos 12 meses regista-se um crescimento de cerca de 65%.