Dilma Rousseff é a nova presidente do Banco dos BRICS

A ex-presidente da República do Brasil, Dilma Rousseff, foi escolhida por Lula da Silva para liderar o Novo Banco de Desenvolvimento, também conhecido como Banco dos BRICS.

Desde esta semana, que o Banco dos BRICS tem uma nova presidente, terminado o mandato de Marcos Troyjo, que tinha sido nomeado para o cargo por Jair Bolsonaro, agora é a vez de Dilma Rousseff, que será a titular do cargo até 2025.

O anterior presidente ainda poderia ficar no posto até 2025, no entanto, decidiu por mútuo acordo a saída, para assim poder integrar o executivo de Tarcísio Gomes de Freitas no Estado de São Paulo, por isso, coube ao novo presidente nomear uma nova pessoa para o cargo, uma vez que este é o cargo de natureza rotativa, a cada 5 anos, um dos membros fundadores, os BRICS, escolhe uma pessoa para liderar a instituição.

A nova presidente enfrentará vários desafios na gestão da Instituição, sendo os dois principais: Impulsionar projetos ligados ao meio ambiente e lidar com o facto de um dos seus membros fundadores, a Rússia, estar neste momento com uma invasão da Ucrânia, que dificulta bastante o atual contexto geopolítico, podendo mesmo este segundo ponto tornar-se ainda mais gravoso para a instituição devido às atuais tensões vividas entre os EUA e a China, não só pelo suposto apoio chinês a Putin, com a visita do seu presidente a Moscovo, mas também devido à questão de Taiwan.

O Novo Banco de Desenvolvimento é o banco do grupo de países emergentes a nível económico, incluindo também Rússia, Índia, China e África do Sul. Tem a sua sede na cidade de Xangai, na China e dedica-se ao financiamento de projetos de infraestrutura dos seus cinco membros iniciais, mas também apoia países em desenvolvimento, como Bangladesh, Egito, Emirados Árabes Unidos e Uruguai, admitidos como membros em 2021.

Atualmente o Banco dos BRICS conta com mais de 32 mil milhões de dólares em projetos aprovados, dos quais cerca de 4 mil serão em projetos no Brasil principalmente em projetos rodoviários e portos.


DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img