Diligente, o primeiro órgão de comunicação social timorense em português

Timor-Leste conta a partir do dia 20 de janeiro de 2023,  com um novo órgão de comunicação social online, denominado de Diligente, sendo este o primeiro do país com produção exclusiva em português, uma das duas línguas oficiais de Timor-Leste. 

Ponte entre a sociedade e a informação

O diretor da publicação online, Eduardo Soares salienta que o Diligente quer estabelecer-se como uma ponte entre a sociedade e a informação, com a finalidade de formar cidadãos mais conscientes do que se passa ao seu redor. O Diligente pretende vincular conteúdos livres e rigorosos de modo a coadjuvar a construção de uma consciência mais crítica. 

Um dos grandes objetivos da criação de o Diligente prende-se com o apoio à transformação da realidade, através de uma comunicação construtiva e livre, contribuindo deste modo para uma democracia que assente no respeito de todos, de todas as culturas, de todas as religiões, assim como, de todas as diversidades étnicas e de orientação sexual.

17º lugar a nível global no que respeita à liberdade de imprensa

Eduardo Soares, diretor de o Diligente, considera que apesar de Timor-Leste estar no primeiro lugar no ranking de liberdade de imprensa e em 17º lugar a nível global, a atividade jornalística no país ainda enfrenta um conjunto de problemáticas complexas, como por exemplo, a burocracia para a obtenção de dados, a autocensura, bem como, a desvalorização dos trabalhos jornalísticos.

Composição do projeto

O Diligente é composto por sete jovens jornalistas timorenses, os quais completaram a sua formação no Consultório de Jornalistas, um projeto apoiado pelo Instituto Camões, com o intuito de ajudar no fortalecimento das capacidades em língua portuguesa no setor dos media. De entre os temas que serão abordados aquando do arranque da publicação é de relevo destacar as reportagens sobre os entraves à liberdade de imprensa no país e sobre os abusos sexuais de crianças.

Mudança no panorama dos media em Timor-Leste

Ao longo dos últimos anos, o panorama dos media em Timor-Leste tem vindo a mudar, essencialmente pela criação de novos projetos e pelo crescente foco no espaço digital e nas redes sociais. As mudanças afetam de igual forma o setor público e o privado. No setor público destaca-se a agência oficial timorense, a Tatoli, a qual se encontra a expandir continuamente a sua cobertura em quatro línguas (português, tétum, inglês e indonésio) e a Rádio e Televisão de Timor-Leste que se encontra a avançar com a sua digitalização. Já relativamente ao setor privado é de relevo destacar projetos como o da GMN, a principal televisão privada e da TVE, as quais se tornaram espaços preponderantes de debate sobre os temas mais importantes do país.

 

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img