Dificuldade em gerir o orçamento familiar? Eis algumas dicas que o vão ajudar

A gestão do orçamento familiar constitui uma tarefa complicada, particularmente em períodos marcados pela incerteza económica, como os que vivemos atualmente. Muitas vezes, sentimo-nos super-heróis por conseguirmos “esticar” o nosso dinheiro até ao final do mês- uma autêntica missão impossível.

Neste artigo iremos apresentar-lhe algumas dicas que o vão ajudar a gerir o seu orçamento familiar, possibilitando uma maior estabilidade financeira a longo prazo.

Elaborar um orçamento

O primeiro passo para gerir o seu orçamento familiar consiste em realizar um planeamento financeiro. E o que deve incluir esse planeamento? O seu planeamento financeiro, deve incluir todas as despesas fixas e variáveis. Entende-se por despesas fixas, as contas de luz, água, prestação da casa, entre outras, enquanto que as despesas variáveis são por exemplo a alimentação, o lazer ou o vestuário. Para facilitar a organização das despesas pode utilizar aplicações de gestão financeira ou mesmo folhas de cálculo eletrónicas.

Controlar os gastos

Após ter definido o seu orçamento familiar, deve controlar os gastos de modo a garantir que as despesas não ultrapassam o limite pré-estabelecido. Para este efeito, pode optar por registar todas as despesas num caderno ou num aplicativo de gestão financeira, com o objetivo de conseguir acompanhar todas as despesas. 

Priorizar as despesas

Quando o tema é a gestão do orçamento familiar, é preponderante priorizar as despesas essenciais, como a alimentação, a saúde e a educação. Despesas não essenciais, como lazer e viagens, devem ser ajustadas em concordância com o remanescente do orçamento familiar, sendo que a sua realização apenas irá acontecer se existir “margem de manobra” no mesmo.

Estabelecer metas financeiras

Com o objetivo de manter o foco no que respeita à gestão sustentável do orçamento familiar, é fundamental estabelecer metas financeiras a curto, médio e longo prazo. Alguns exemplos de metas financeiras que podem ser estabelecidas são: pagamento de dívidas; compra de um carro; aquisição de um imóvel.

Economizar dinheiro

Para uma boa gestão do orçamento familiar, deve-se sempre que possível economizar dinheiro. E como podemos almejar esse intento? Economizar dinheiro é uma ação que pode ser realizada por intermédio de pequenas mudanças no estilo de vida e pela opção por marcas mais baratas ou promoções.

Promover a educação das crianças relativamente às finanças pessoais

A gestão sustentável das finanças pessoais constitui um elemento que deve ser transmitido às crianças desde tenra idade, de modo a que estas se tornem adultos mais responsáveis nesta temática, além de serem capazes de tomar decisões mais fundamentadas.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img