Diferentes maneiras de investir no mercado imobiliário

Existem diversas formas para investir no mercado imobiliário, que variam em risco, capital necessário e retorno. Deve adotar uma maneira de investimento com base no seu perfil de investidor. Neste artigo iremos rever quatro estratégias para lucrar no mercado imobiliário.

1) Fundos de Investimento Imobiliário (REIT– Real Estate Investment Trust)

Se procura investir no mercado imobiliário mas tem pouco capital para o fazer – os REITs – são a melhor opção.  Uma Sociedades de Investimento e Gestão Imobiliária (REIT) é uma empresa que possui, opera ou financia bens imóveis. À semelhança dos fundos de investimento, os REITs também reúnem capital de vários investidores, porém, em vez de investir em equity, usam esses recursos para investir no mercado imobiliário. 

Esta estratégia permite aos seus investidores receberem lucros de diversos investimentos imobiliários, o que minimiza o risco de cada propriedade. Para além disso, o investimento elimina os custos de comprar, administrar ou financiar uma propriedade específica por conta própria.

Os REITs são bons investimentos, já que tendem a pagar, sob a forma de dividendos, quase todos os seus lucros depois de impostos aos investidores.

Os referidos fundos são comprados e vendidos tal como fundos de qualquer outra empresa pública, isto é, no mercado a partir de uma corretora. Por esta razão, os REITs são o investimento imobiliário mais líquido disponível, ou seja, são facilmente convertidos em dinheiro.

2) Plataformas imobiliárias de crowdfunding

Os investidores que têm preferência por determinados projetos podem investir nos mesmos através de plataformas de crowdfunding. Estas plataformas permitem investir em projetos de desenvolvimento imobiliário específicos, em vez de em grandes fundos de investimentos imobiliários, como os REITs.

As referidas alternativas de investimento reúnem dinheiro de vários investidores para financiar os seus projetos. Contudo, é necessário que os investidores se comprometam com projetos de longo prazo, que podem durar cinco anos ou mais. Como tal, aceder ao dinheiro antes do prazo estar concluído é difícil e fica ao critério de cada plataforma. Além disso, podem ser cobradas taxas-extra que resultam numa diminuição do lucro.

As três plataformas imobiliárias de crowdfunding de maior destaque são: Fundrise, Crowdstreet e DiversyFund. Estas oferecem diversas opções de investimento, que dependem de quanto dinheiro tem para investir e do tipo de projeto de fundos imobiliários.  

3) Investir em propriedades para aluguer

Caso pretenda investir seriamente no mercado imobiliário, a compra de propriedades para alugar é sempre uma boa opção. O aluguer pode oferecer um rendimento passivo estável, no entanto, é um dos métodos de investimento imobiliário mais trabalhosos.

Existem duas modalidades de aluguer possíveis:

– Aluguer de longa duração: as propriedades são projetadas para serem alugadas por pelo menos um ano. 

– Aluguer de curto prazo: estas propriedades são projetadas para inquilinos cuja estadia é rotativa, podendo ser de apenas uma noite, como é o caso do Airbnb.

 Importa referir que esta estratégia envolve um grande esforço da parte do investidor. Na verdade, é preciso encontrar inquilinos, pagar a manutenção e lidar com quaisquer outros problemas que possam surgir. No caso de contratar uma empresa de administração de imóveis poderá reduzir algumas das suas obrigações, porém irá registar lucros menores. Para além disto, beneficiar de apoios governamentais e de baixas taxas de juros disponíveis aquando da obtenção de um financiamento para a aquisição de propriedades para aluguer não é comum.

4) Investir em imóveis para venda

Comprar e vender propriedades é uma estratégia comum para investidores à procura de lucros consideráveis, mas, tal como o aluguer, é uma estratégia trabalhosa.

É preciso saber identificar bairros promissores e, por vezes, reformar casas, o que leva a riscos e custos ainda mais altos. Para minimizar os riscos, procure casas em “bom estado”, isto é, sem sinais de degradação. 

Conclusão

O investimento imobiliário pode oferecer bons lucros a longo prazo, no entanto, os custos e riscos podem ser elevados aquando do investimento numa propriedade física. Assim, investir em REITs pode ser a melhor escolha para os mais conservadores ou para os que possuem um montante limitado para investir. 

Se decidir comprar propriedades para alugar ou para vender, certifique-se de que sabe os riscos que está a assumir e que tem um plano para recuperar o seu investimento. Se tiver alguma dúvida de como começar a investir em imóveis, pode falar com um consultor financeiro, que o ajudará numa fase inicial.

Autor: Duarte Vieira

spot_imgspot_img

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias

Artigos Relacionados

spot_img