Duas grandes figuras internacionais estão em desacordo em relação à aceitação de Bitcoin ($BTC) como meio de pagamento. Houve um desentendimento entre Elon Musk e Mark Cuban no Twitter.
De um lado temos Mark Cuban, bilionário americano, empreendedor, ator e apresentador de televisão. É dono da equipa de basketball Dallas Mavericks e é também conhecido por ser investidor no programa de televisão Shark Tank– Lago dos tubarões.
Do outro lado temos Elon Musk, CEO da Tesla ($TSLA) e atualmente o segundo homem mais rico do mundo apenas atrás de Jeff Bezos, o fundador da Amazon ($AMZN).
Na passada quarta-feira, dia 12 de maio, Elon Musk, através de um dos seus influentes tweets, constatou a preocupação da sua empresa fabricante de veículos elétricos no que concerne ao aumento do uso de combustíveis fósseis causados pela Bitcoin, especialmente do aumento da utilização do carvão que é o pior combustível em termos de emissões de gases para o meio ambiente. Face ao impacto ambiental negativo da Bitcoin, Musk anunciou que a Tesla deixará de aceitar Bitcoin como meio de pagamento.
O CEO da Tesla defende que as criptomoedas são uma boa ideia a vários níveis e acredita que estas têm um futuro promissor. Contudo, ressalva que este futuro promissor não pode vir a qualquer custo, nomeadamente, afetando a sustentabilidade do planeta. Elon Musk afirmou ainda, através da rede social Twitter, que a Tesla não irá vender nenhuma Bitcoin e que a empresa vai continuar a procurar por outras criptomoedas que comprometam menos a sustentabilidade a nível ambiental.
Mark Cuban rapidamente respondeu a este tweet, demonstrando uma opinião contrária. Afirmou que no Mavs.com vão continuar a aceitar Bitcoin, Ethereum ($ETH) e DogeCoin ($DOGE) porque defende que as criptomoedas são um bom substituto do ouro como uma fonte de valor, já que são menos prejudiciais para o planeta.
Autor: Vasco Sousa