Desemprego em Portugal sobe em janeiro pelo sexto mês consecutivo

De acordo com os dados publicados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, o número de desempregados inscritos nos centros de emprego em Portugal subiu em janeiro pelo sexto mês consecutivo, totalizando atualmente 322.086 pessoas. Este número representa um aumento de 4,9% relativamente ao registado em dezembro de 2022.

Apresentação do desemprego em termos regionais

Apesar do aumento do número de desempregados inscritos nos centros de emprego em janeiro, através de uma análise regional é possível verificar uma diminuição do desemprego em quase todas as regiões do país, com exceção do Alentejo. No Alentejo, verificou-se em janeiro um aumento do desemprego em termos homólogos na ordem dos 4,7%. Por outro lado, é de relevo destacar pela positiva, a diminuição do desemprego na região autónoma da Madeira e na região de Lisboa e Vale do Tejo, totalizando respetivamente uma diminuição de 30,7% e de 12,5%.

Grupos profissionais dos desempregados

Tendo por base a análise dos grupos profissionais dos desempregados registados no continente, é possível verificar que os mais representativos são os trabalhadores não qualificados, com 26,9%. Seguidamente temos o grupo dos trabalhadores dos serviços pessoais, de proteção, segurança e vendedores, com 20,9%. A terminar a lista dos grupos profissionais dos desempregados registados no continente com maior representatividade temos o grupo do pessoal administrativo, com 11,6% e os especialistas das atividades intelectuais e científicas, com 10,2%.

Janeiro de 2022

Comparativamente com os dados de janeiro de 2022, relativamente aos grupos profissionais dos desempregados registados no continente, é possível verificar uma diminuição na variação homóloga de quase todos os grupos. Pela positiva podemos destacar o grupo dos especialistas das atividades intelectuais e científicas, com uma diminuição de 12,7% e o grupo dos técnicos e profissões de nível intermédio, o qual experienciou uma diminuição de 11,9%.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img