A formalização de uma parceria de negócios, permite não só o acesso aos clientes, recursos e demais competências do parceiro, como também pode ajudar a incrementar a faturação da empresa. Contudo, as parcerias de negócios tendem a falhar frequentemente, quer devido a divergências de objetivos, quer por obstáculos de ordem cultural.
Ao longo deste artigo iremos explorar alguns elementos importantes que garantem o sucesso de uma parceria de negócios.
Encontrar um parceiro de negócios que partilhe a mesma cultura e objetivos
Para estabelecer uma parceria de sucesso, o empreendedor deverá procurar um parceiro que apresente objetivos e metas complementares aos seus. Uma grande percentagem das parcerias de negócios é condenada ao insucesso, devido à existência de divergências de cariz cultural e de objetivos. Se o empreendedor não encontrar pontos em comum que possibilitem o estabelecimento de uma parceria de negócios, a decisão mais prudente a tomar é a de não avançar para a parceria e continuar à procura, caso continue a ser esse o seu desejo.
Identificar a oportunidade de crescimento a almejar
Após concordarem em relação aos objetivos e metas, o empreendedor e o seu parceiro de negócios devem transitar para a identificação de uma oportunidade de crescimento que seja vantajosa para ambos. Uma parceria de negócios só pode ser considerada de sucesso, se a mesma possibilitar vantagens para ambas as partes da relação de negócios.
Estabelecer a melhor forma de distribuir as atividades-chave
Estando fechados os dois elementos anteriores, é altura de passar para a conceção de um acordo em relação à forma de divisão das atividades-chave inerentes ao processo produtivo. Alguns exemplos de atividades-chave passíveis de divisão são: design de produto; fabricação; distribuição; vendas e marketing; atendimento ao cliente e gestão financeira.
Escolher a melhor forma de dividir elementos de ordem financeira
Após estarem estabelecidos e divididos todos os elementos relacionados com questões de negócios, está na hora de decidir os elementos de ordem financeira, cuja divisão já não é um processo tão simples e linear. Com o auxílio de um advogado, o empreendedor deve procurar chegar a acordo com o seu parceiro de negócios sobre os investimentos, as receitas e despesas operacionais estimadas, assim como, a melhor forma de divisão das mesmas entre ambas as partes integrantes da parceria de negócios.
Acordar a melhor forma de medir o sucesso e dos elementos que podem ditar o término da parceria de negócios
Com o intuito de estabelecer uma parceria de negócios de sucesso, o empreendedor e o seu parceiro de negócios devem decidir qual a metodologia ideal para quantificar não só o sucesso como também o insucesso da parceria de negócio. Além disso, também devem definir quais os termos que podem ditar o término da parceria de negócios.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.