Depósitos diminuem 2,5 mil milhões em janeiro

Os depósitos “encolheram” 2,5 mil milhões de euros, registando uma queda de 1,4% em janeiro, a maior perda percentual da banca desde agosto de 2017. 

No passado mês de janeiro, o stock de depósitos das famílias portuguesas caiu 2,5 mil milhões de euros face a dezembro de 2022, fixando-se nos 179,9 mil milhões de euros no final do mês. Através de um comunicado do Banco de Portugal (BdP), esta queda trata-se “da maior redução de depósitos de particulares desde o início da série estatística, em 1979″.

A queda em valor do montante canalizado para depósitos “ocorre num mês em que as subscrições líquidas de Certificados de Aforro (CA) aumentaram 2,9 mil milhões de euros”, o que acaba por constituir um alerta para os bancos. 

A redução dos depósitos e o aumento da procura por CA espelha a morosidade que os bancos têm apresentado para refletir a forte subida das taxas nos depósitos.

De acordo com dados divulgados pela Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), as novas subscrições de CA aumentaram para os 3.014 milhões de euros no passado mês.

Também nesta segunda-feira, Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), demonstrou que espera que os bancos reflitam as subidas das taxas de juro na sua remuneração de depósitos, o que em Portugal não tem sido muito célere. Pelo contrário, as taxas de juro relativas ao crédito têm aumentado a um maior ritmo.

A verdade é que existe uma disparidade cada vez maior entre a taxa de juro dos depósitos praticados pela banca e a remuneração dos Certificados de Aforro. Note-se que a remuneração dos CA tem vindo a aumentar ininterruptamente desde janeiro de 2022, passando de 0,41%, à data, até aos atuais 3,5%. 

Este fosso entre as duas remunerações é uma das causas já bem visíveis para a realocação das poupanças dos portugueses, que começam a trocar os cofres dos bancos pela dívida do Estado.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img