Fonte da imagem: Facebook Decathlon Portugal
A Decathlon, irá proceder ao aumento do salário base mínimo de todos os colaboradores efetivos para os 900 euros, já a partir de janeiro do próximo ano. A este valor acresce o subsídio de refeição, podendo deste modo o salário atingir os 1.040 euros brutos por mês.
Capital mais valioso
Em comunicado, José Fonseca, diretor geral da Decathlon Portugal, refere que o capital mais valioso da empresa é o talento das suas equipas, sendo por isso fundamental assegurar a sua proteção, desenvolvimento e consequente criação de condições que propiciem a que este se manifeste na sua plenitude. Além do aumento do salário de entrada, a empresa irá proceder à revisão em 9% dos valores de entrada correspondentes a funções de liderança intermédia.
Salário de entrada de 900 euros
A Decathlon, empresa do setor desportivo, irá aumentar o salário mínimo de entrada para os 900 euros, aos quais acresce o subsídio de refeição, perfazendo um total de 1.040 euros brutos mensais. A este montante poderá também adicionar-se os prémios mensais de performance, os quais variam entre 0% a 20% do salário base, tendo em conta os níveis demonstrados pelos colaboradores, elevando o salário mensal para 1.200 euros brutos.
A cadeia desportiva refere também que ao valor de 1.200 euros brutos mensais, pode também ser adicionado os duodécimos de subsídios de férias e de Natal.
Exemplo de outras cadeias do setor do retalho
A Decathlon com este anúncio segue o exemplo de outras cadeias do setor do retalho, que já apresentaram os aumentos salariais para 2023. A IKEA irá aumentar o salário de entrada para os 1.000 euros, já o aumento do Lidl será menos expressivo, aumentando os salários em cerca de 10%, perfazendo os 820 euros brutos. Por sua vez, a Mercadona já procedeu ao anúncio do aumento do seu salário de entrada para os 1.034 euros brutos mensais.
Todos estes aumentos são importantes, uma vez que, se avizinha um ano de 2023 deveras pressionado pela inflação.
Aumento de 14% do subsídio de refeição
Em 2022, a Decathlon já tinha aumentado em 14% o subsídio de refeição diário, assim como, realizado um aumento generalizado de 3% a todos os colaboradores efetivos cujo salário base era igual ou inferior a 2.000 euros brutos mensais.
1,9 milhões de euros
A Decathlon já distribuiu este ano pelos seus colaboradores dois salários extra, num total de 1,9 milhões de euros, considerado o “valor mais alto de sempre”. Em termos nominais, este prémio representa 10% do rendimento anual de cada colaborador.
Outros benefícios em vigor na empresa
Aos seus colaboradores, a Decathlon oferece os seguintes benefícios: seguro de saúde; seguro de vida; serviço de bem-estar psicológico; modelo de trabalho híbrido para as funções que o permitem; majoração de férias; partilha anual de resultados; possibilidade de cada colaborador ser acionista da empresa; e, por fim, um kit parentalidade.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.